Capa da notícia
2 de abril | Publicada em: 02/04/2020

Dia da Conscientização do Autismo: a luta por inclusão e conhecimento

Estima-se que 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas

Dificuldade para interação social e linguagem, comportamento repetitivo e restritivo. Essas são as principais características de quem convive com o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas, com maior incidência no sexo masculino. As causas ainda não são determinadas. Porém, estudos apontam que diversos fatores tornam uma criança mais propensa a ter o TEA, dentre os quais destacam-se fatores genéticos e ambientais.

O dia 2 abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo da data, celebrada desde 2008, é chamar atenção e discutir sobre temas como inclusão e desafios da pessoa autista. O Senac Goiás e o Sesc Goiás compreendem que a informação é a melhor forma de contribuir para garantir a qualidade de vida do autista e sua família.

Especialistas apontam que a falta de informação é um dos fatores que dificulta a socialização da criança autista, assim como o preconceito e a discriminação. Conhecer de fato o que é o TEA é um dos grandes desafios do Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Em 2019, o Sesc Goiás realizou, no Sesc Universitário, a primeira edição do projeto Colônia Azul. O evento foi voltado para a integração de crianças autistas, que vivenciaram na companhia de seus responsáveis, três dias de integração, troca de saberes, aprendizados, descobertas e muita diversão. O serviço foi oferecido gratuitamente à comunidade com o objetivo de promover socialização e conhecimento.

Da mesma forma, os Centros de Educação Profissional do Senac Goiás e na Faculdade Senac possuem profissionais capacitados para acompanhar, ativamente, os alunos autistas em sala de aula.

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo