Capa da notícia
Solidariedade | Publicada em: 30/04/2020

Cinco maneiras de ajudar o próximo em tempos de pandemia

Momento é de união e fazer a sua parte

Se há uma coisa positiva que as pessoas estão desenvolvendo durante este período de pandemia do novo coronavírus, é a criatividade e o esforço de ajudar ao próximo. Existem várias atitudes que você pode fazer para auxiliar a vida do seu vizinho ou até de famílias mais distantes que estão passando por dificuldades econômicas, por exemplo. Quer saber como? Veja aqui cinco maneiras de ajudar:

1) Disponibilize-se aos vizinhos mais vulneráveis

Que tal ajudar os mais suscetíveis à doença? Envie uma mensagem ou deixe um bilhete na porta daquele morador mais idoso, ou daquela pessoa que vive sozinha e que possui alguma deficiência ou que tenha problemas de saúde. Ajude-os a não terem motivo para saírem de casa e se ofereça para fazer compras, ir à farmácia, ao banco ou a ajudá-los em qualquer outra necessidade que tiverem.

2) Hora de se unir – a distância

As pessoas estão assustadas e apreensivas. Preocupadas com a saúde dos familiares, dos amigos e inseguras com o futuro social e econômico. Muitas que estão trabalhando em casa nunca tinham feito isso antes e estão sofrendo com a adaptação brusca. O súbito distanciamento social também é preocupante, principalmente pensando nas pessoas que vivem só e longe da família.

É aqui que você pode entrar! Promova encontros com seus amigos ou pessoas da comunidade em seu entorno via plataformas on-line. Ofereça um tempo do seu dia para reunir essas pessoas e proporcionar um momento de conversa.

3) Ajude os pais de primeira quarentena

Se não é você nessa situação, com certeza no seu condomínio, família ou amigos, há pais com seus filhos em casa. Nem eles, nem ninguém estavam contando com o cenário que estamos passando e dificilmente já viveram algo parecido. Ou seja: de repente, se viram tendo que trabalhar em casa, cuidar da casa e cuidar dos filhos no sistema full-time. 

Que habilidades você tem para ajudá-los? Vale tudo, claro, desde que online: ofereça ajuda em alguma matéria para lição de casa das crianças, doe seu tempo para distraí-las com alguma atividade, enfim, coloque-se à disposição desses pais e desses pequenos ansiosos por novidades.

4) Ajude sua economia local

Além da COVID-19, uma das grandes preocupações no momento é com a economia. Comerciantes e pequenos negócios estão sofrendo bastante com o cenário que estamos vivendo.

Caso você seja cliente de algum desses empreendimentos, continue comprando deles, porque assim você contribui para o funcionamento da economia local. Se você ainda não é, se possível, dê preferência ao comércio da sua rua ou bairro. Lembre-se também daquela vizinha que faz salgadinhos congelados, ela com certeza está precisando do seu apoio.

Quer outra forma de ajudar? Divulgue os trabalhos deles!

5) Apoie um Banco de Alimentos

Os bancos de alimentos são organizações sem fins lucrativos reconhecidas oficialmente, que têm como objetivo arrecadar doações de alimentos e de excedentes alimentares para distribuir a comunidade mais carente.

Em Goiás, nós temos o Mesa Brasil Sesc que atua como banco de alimentos (centro de recolhimento, seleção e distribuição), promovendo a dignidade de crianças, jovens e idosos das entidades sociais cadastradas. Clique aqui e saiba como ajudar. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo