Capa da notícia
Atenção | Publicada em: 08/05/2020

Sabe como identificar uma notícia falsa?

Dicas podem ser seguidas para checar se mensagens duvidosas disseminadas na internet ou pelo celular são mesmo uma fake news

Recebeu uma notícia, em forma de vídeo, texto ou imagem, e não sabe se ela é verdadeira? Nós preparamos um manual com dicas práticas que podem ajudar a identificar se a mensagem que você recebeu é verídica ou falsa.

Consulte as fontes

É fácil atribuir um número ou uma informação a um órgão oficial ou a uma organização privada, mesmo que seja falso. Por isso, é necessário sempre checar as fontes. Muitos órgãos públicos apresentam dados em seus sites, o que facilita a pesquisa. Uma notícia relevante raramente é publicada por apenas um veículo de imprensa. Desconfie e pesquise se ela foi publicada também em outros veículos confiáveis.

Verifique o autor

Também é possível fazer uma busca online pelo nome da pessoa que é responsável pela informação. Assim, é possível comprovar se ela efetivamente existe, se trabalha na empresa envolvida, entre outras informações.

Analise a data

Textos antigos costumam voltar a circular pelas redes quando algum assunto vira notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia a informação compartilhada tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão.

É preconceito?

Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento. Fique atento se a mensagem estimula o compartilhamento rápido, sem pensar.

Não leia só o título

É comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações. Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.

Isso é piada?

Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor. Aliás, a pesquisa é sempre a melhor dica caso você tenha dúvida sobre a veracidade daquela informação. Cheque sempre. E jamais compartilhe notícias falsas. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo