Capa da notícia
Cozinha | Publicada em: 15/05/2020

Bom de garfo: explore o sabor da canela!

Ingrediente desta semana é uma especiaria que pode ser usada em várias receitas deliciosas

Nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia, a canela é utilizada desde a Antiguidade, mas se espalhou pelo mundo por meio das Grandes Navegações. Os portugueses a conheceram na Índia e logo a incluíram no preparo das sobremesas. Foram eles os grandes responsáveis por trazer a especiaria até o Brasil.

O ingrediente desta semana da campanha “Bom de Garfo” da Escola de Gastronomia do Senac Goiás é a canela. Para inspira você em casa, a chef Tatyane Moreno trouze a receita de uma rosquinha amanteigada com canela. E

Aproveite e faça a receita em casa! Mostre também a sua criatividade e produza outras delícias com a canela. Muita gente não sabe, mas existem vários pratos salgados que vão a especiaria. Que tal arriscar? Depois poste em suas redes sociais os seus dotes culinários e marque o nosso perfil do Instagram (@senacgoias) que iremos repostar o seu dom.

 Rosquinha Amanteigada com Canela

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo branca
  • 15 gramas de leite em pó
  • 5 gramas de sal
  • 40 gramas de açúcar
  • 200 ml de leite gelado (podendo variar para mais ou menos dependendo da absorção da farinha)
  • 1 ovo inteiro
  • 60 gramas de manteiga
  • 10 gramas de fermento biológico seco instantâneo
  • Canela a gosto polvilha junto com o leite em pó ou açúcar refinado na finalização das rosquinhas.

 Para a calda de açúcar que será a cobertura das rosquinhas vamos utilizar:

(Podem substituir esta calda por leite condensado)

  •  250 gramas de açúcar
  • 120 gramas de água
  • Coloque os ingredientes em uma panela misture e leve ao fogo médio. Ponto da calda levemente aderente na colher, fica pronta assim que o açúcar ferver. Após retirar as rosquinhas do forno pincelar a calda sobre elas e polvilhar canela e açúcar refinado por cima ou canela e leite em pó. (A quantidade fica a gosto)

Preparo da massa da rosquinha:

  • Em uma tigela vamos adicionar o leite gelado com o fermento (misture até dissolver o fermento). Em seguida adicione o açúcar, ovos e metade da manteiga que será 30 gramas, o restante reserve (pode substituir por margarina com 80% de lipídeo).
  • Incorpore todos os ingredientes e em seguida vamos adicionar a farinha já misturada com o leite em pó e o sal (misture tudo com um fouet e passe pela peneira, desta forma descompactamos a farinha melhorando a absorção dos líquidos). Após formar a massa leve, passe está para uma bancada e sove até desgrudar das mãos (caso sua massa fique pegajosa durante a sova adicione mais farinha, lembrando que o ponto da massa é soltando das mãos, massa macia e leve, não exagerar na farinha). Abra a massa e adicione por toda ela o restante da manteiga, as 30 gramas, e sove esta massa até incorporar toda a manteiga a massa. O ponto desta massa é fofo, maleável, hidratada e não gruda nas mãos.
  • Após a sova de aproximadamente 10 minutos manual, leve esta massa para descansar por 35 minutos (em um lugar abafado e coberto com filme plástico). Em seguida modele as rosquinhas a seu gosto, coloque todas em uma forma untada com manteiga ou margarina levemente, e deixe crescer por 30 a 40 minutos novamente em lugar abafado coberto com um pano. Após seu crescimento que não deve passar de 80%, pincele somente gema sem a película por cima das rosquinhas já fermentadas. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, grade do meio do forno num período de 30 a 45 minutos até dourarem. (Este tempo varia de forno para forno). Após assadas retire do forno pincele a calda e polvilhe canela com açúcar.

Dica: A cobertura fica a seu gosto podendo variar com manteiga derretida por cima, ou leite condensado, ou nutella, mas lembre-se sempre polvilhe algo por cima este será o diferencial das suas rosquinhas e variando o seu sabor.

Rendimento: 12 rosquinhas com 80 gramas cada

Durabilidade: até 3 dias temperatura ambiente

Congeladas: após assadas até 30 dias

 

 

 

 

 

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo