Capa da notícia
Faça sua parte | Publicada em: 20/05/2020

Dicas de sustentabilidade: redução de impactos ambientais domésticos

Neste período de isolamento social, o consumo de alimentos, água e energia precisam ser mais conscientes

Uma das principais recomendações no combate ao novo coronavírius é o isolamento social. Ficar em casa pode significar mais segurança e saúde para você e sua família, contudo é válido ressaltar que durante este período o consumo de alimentos, energia elétrica e água podem ter um aumento significativo, impactando as pessoas financeiramente, assim como o meio ambiente.

Pequenas mudanças nos hábitos cotidianos podem colaborar na redução de impactos ambientais domésticos. São atitudes fáceis e simples, mas que são capazes de fazer a diferença. Veja aqui dicas de sustentabilidade para você fazer em casa:

Água potável, só quando essencial

  • Utilize a água potável apenas para atividade que realmente precisa como fazer comida, lavar louça, higiene pessoa e consumo. Não utilize água potável para lavar calçadas e quintais.

Mantenha as torneiras fechadas

  • Lavar, recorrentemente, as mãos é umas das principais recomendações para combate ao novo coronavírius, mas devemos agir de maneira consciente. Então fique atento, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa. A dica também é válida na hora de escovar os dentes.  Uma torneira aberta por 5 minutos chega a desperdiçar 80 litros de água.
  • No banho a mesma coisa, ligue o chuveiro somente quando necessário e não deixe a água correndo durante todo o tempo. Às vezes um banho de 5 minutos é o suficiente, só isso já consumirá cerca de 45 litros de água.

Ligue menos as luzes

  • Aproveite ao máximo a luz do dia. Mantenha luminárias e lustres sempre limpos para aproveitar a potência das lâmpadas e com isso ligar menos lâmpadas possíveis. A iluminação representa cerca de 12% do consumo elétrico de uma casa.

Tire os aparelhos eletrônicos das tomadas

  • Quando não estiver usando o aparelho eletrônico, evite deixá-los em stand by, com aquela luz vermelha ligada. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 15% da conta de energia.  

Deixe o celular desligado enquanto carrega

  • Isso faz com que o aparelho carregue mais rápido. Após concluir a recarga, tire os carregadores da tomada para que eles não continuem consumindo energia.

Lixo doméstico

  • Ficando mais tempo em casa, consequentemente, maior o acúmulo de lixo caseiro. Por isso, uma das principais recomendações sustentáveis é procurar produtos com menos embalagens para diminuir o impacto. Além disso, separe o material reciclável sempre que possível para doar as cooperativas de reciclagem.
  • Aproveite também o momento para pesquisar mais sobre como fazer compostagem doméstica dos resíduos de alimentos e produzi seu próprio adubo em casa. Mas lembre-se de que muitos talos e cascas possuem valor nutritivo e não precisam ser descartados! 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo