Capa da notícia
Educação | Publicada em: 27/05/2020

Veja 7 dicas para se tornar um leitor assíduo

Ler de forma eficiente irá transformá-lo em um profissional melhor e mais competente

A última pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IPOBE) revela que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. O baixo índice de leitura é uma das mazelas históricas do país e aponta para o empobrecimento dos debates brasileiros. O repertório amplo de leituras contribui para o amadurecimento do espírito crítico do cidadão, assim como desenvolve criatividade, enriquece o vocabulário, melhora a capacidade de argumentação e favorece a criação de empatia.

Pensando em você que deseja o crescimento pessoal e profissional, separamos 7 dicas para se tornar um leitor assíduo. Veja:

  • 1. Pratique

É obvio que para começar, você deve começar a ler. Não espere ficar semanas sem praticar e depois ler um livro de 700 páginas em uma semana. Para ser um bom leitor, você deve transformar a leitura em um hábito e parte da rotina. Não espere ter tempo. Isso dificilmente acontecerá, já que quando temos tempo extra, aproveitamos para outras atividades. Priorize suas leituras e aproveite a hora de almoço ou o trânsito para adiantá-la.

  • 2. Amplie seus horizontes 

Nunca limite seus tópicos de leitura, procure sempre por novos conteúdos e escritores diferentes. Não importa o quanto você gosta de determinado assunto, não fique focado apenas em livros sobre ele. Quanto mais você souber sobre diferentes tópicos, mais fáceis serão suas próximas leituras.

  • 3. Leia ativamente

Não seja um leitor imóvel que apenas espera o fim da história. Aproveite a leitura ao máximo. Faça anotações, grife partes interessantes e anote dúvidas que o escritor pode responder ao longo do texto ou que ficam para uma sequência, no caso de uma série de livros ou crônicas.

  • 4. Inspire-se

Se você está desmotivado, leia algo de algo que você admira ou sobre assuntos que você gosta muito. Depois de iniciar essas leituras, não espere que elas terminem para determinar seu próximo livro, mas já estabeleça sua meta seguinte.

  • 5. Velocidade

Você não precisa se preocupar com seu ritmo pessoal, já que cada pessoa tem uma maneira particular de absorver as leituras. Apenas tome cuidado para não ler de forma muito lenta, dando chances para a desmotivação ou desperdício de tempo, ou ler de maneira rápida, fazendo com que o conteúdo fique confuso ou mal compreendido.

  • 6. Hora e local

Para alguns, ler em ônibus lotados não é uma tarefa difícil, pois essas pessoas conseguem se concentrar facilmente, mesmo com barulhos e conversas paralelas. Outras pessoas precisam de silêncio e tranquilidade para conseguir absorver o conteúdo. Além do local, é importante escolher o horário certo para ler. Não deixe para fazer isso por último, quando for dormir, especialmente se for algo mais complexo. 

  • 7. Comece com livros fáceis 

Se você não costuma ler e quer adquirir esse hábito, evite frustrações e comece com leituras mais fáceis. Vá evoluindo gradativamente e estabeleça metas para não desanimar.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo