Veja 3 dicas para fidelizar seu cliente on-line
Coordenadora dos cursos de Gestão da Faculdade Senac Goiás fala sobre a importância de conhecer seu público-alvo
Com o atual cenário da pandemia,
lojas fechadas e mais pessoas em casa, as compras on-line têm apresentado
crescimento entre os consumidores. Segundo um levantamento divulgado pelo site E-commerce
Brasil, 68% dos brasileiros decidiram comprar on-line por medo do novo coronavírus,
75% escolheram essa modalidade de consumo para economizar tempo e 54% compram
pela internet porque acham melhor que comprar em loja física.
A grande questão é que muitos
pequenos e médios negócios, que antes não estavam presentes no ambiente virtual,
perceberam a necessidade de aderir aos novos hábitos do consumidor. Diante
disso surge então o desafio: como fidelizar o cliente on-line?
De acordo com a coordenadora dos
cursos de Gestão da Faculdade Senac Goiás, Ionara Lúcia, saber aproveitar as
ferramentas no ambiente virtual e buscar formas de se destacar, podem fazer a
diferença no mercado. Veja as três dicas que ela pontuou para você fidelizar
seu cliente on-line.
Surpreenda
“Para isso você precisa conhecer
o seu público-alvo o máximo possível para antecipar as suas necessidades.
Quando conhecemos os nossos clientes, a gente surpreende, e ao surpreender, a
gente fideliza, encanta e cria laços”, destaca Ionara.
De acordo com ela, é interessante
criar interação com cliente fazendo perguntas ou enquetes nas redes sociais, assim
como estimular sorteios, e aproveitar essas ações como forma de conhecer o público-alvo
e a partir daí promover mecanismos de fidelização.
Promover conteúdo
As redes sociais são as ferramentas
que no momento estão sendo mais exploradas pelo mercado virtual, o que permite
que o empreendedor produza também conteúdo de interesse do cliente, além da
venda.
Ionara aconselha que o empresário ou
comerciante crie conteúdo para engajar o consumidor. “Você pode promover um
material de forma emocional, motivadora ou até mesmo técnica, o importante é
aproximar o seu cliente”, afirma.
Benefícios
A terceira dica da coordenadora
dos cursos de Gestão da Faculdade Senac Goiás, Ionara Lúcia, é oferecer benefícios
ao consumidor. “A hora exige que o empreendedor busque benefícios de custo menor,
mas que o cliente se sinta valorizado e privilegiado por ter escolhido os produtos
da sua empresa’, pontua.
Um exemplo de benefícios de custo
baixo é criar campanha nas redes sociais em que o cliente posta uma foto usando
seu produto e você compartilha ou então escolhe um para receber uma premiação.