Capa da notícia
Saúde | Publicada em: 29/06/2020

Como higienizar seu carro em tempos de pandemia

Não dê carona para coronavírus. Mantenha limpo o painel, volante e câmbio

Manter os ambientes higienizados é um dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como método de prevenção à pandemia do novo coronavírus. O cuidado vale para casas, locais de trabalho e dentro dos automóveis.

Mas existe uma conduta certa para limpar as mãos antes de dirigir? Como limpar o carro sem danificar o material? Deixar o pânico de lado e obter informações de fontes confiáveis para proteger você e sua família quando o uso do carro for imprescindível é importante para agir com segurança.

Segundo a orientação médica, em época de pandemia, é recomendado limpar as peças do carro todas as vezes que for entrar no veículo. Primeiro, limpe suas mãos e, depois, higienize a maçaneta interna da porta, o volante e o câmbio.

Mas atenção, o álcool em gel 70%, apesar de eficaz no combate ao novo coronavírus, pode danificar as peças do carro. O mais indicado para o veículo, portanto, é utilizar água e sabão neutro. Uma saída simples é usar um borrifador pequeno, com a mistura de água e sabão infantil, para umedecer todo o painel do veículo, inclusive a tela da central multimídia. Em seguida, com um pano macio de microfibra esfregue o local.

Outra dica dos especialistas é esvaziar a lixeira portátil diariamente e manter a limpeza periódica do ar-condicionado. O Corpo de Bombeiros Militar não recomenda deixar frasco de álcool em gel 70% dentro dos veículos, uma vez que o líquido é inflamável. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo