Capa da notícia
Graduação | Publicada em: 17/07/2020

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é para você? Veja 5 dicas!

Série "Como saber se essa profissão é pra mim?" traz características e habilidades pessoais necessárias em cada área

O segundo texto da série “Como saber se essa profissão é pra mim?” traz as características e habilidades pessoais necessárias para quem quer entrar na área de Tecnologia da Informação (TI) e cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sabemos que escolher uma carreira ou uma nova profissão não é tarefa fácil, por isso, a partir dessa série você vai conseguir identificar se determinado curso de graduação é ou não para você!

Vamos lá? 

1 – Gostar de aprender novas tecnologias

Essa talvez seja uma das principais características, porque abrange as demais. A tecnologia está em constante mudança. Se você gosta de acompanhar as tendências, se aprofundar e está sempre em busca de novidades da área, já é um indício de que esse curso é para você.

2 –  Ser curioso

Pode parecer clichê, mas não é! Tanto para ser um bom profissional, quanto para ser um profissional cotado no mercado de trabalho, ser curioso, buscar conhecimento, buscar inovação e novas formas de resolver problemas é fundamental. Se você é curioso e está sempre buscando saber mais, esse curso é uma boa opção.

3 – Gostar de fazer análise

TI requer análise. Por isso, se você tem um perfil mais analítico, gosta de números, dados e gráficos, vai se sair bem neste mercado. Isso porque o profissional que sabe analisar dados de uma empresa ou mercado possui uma excelente característica estratégica, o que é um baita diferencial competitivo.

4 – Ter facilidade para se relacionar

Aposto que você já ouviu falar que o profissional de TI é introspectivo, tímido e calado. Mito! O fato de os profissionais dessa área serem mais analíticos não significa que eles não saibam se relacionar e se comunicar muito bem. Portanto, se você é assertivo em sua comunicação e em seus relacionamentos, vai se dar muito bem nesta área pois precisará ter contato com diferentes tipos de pessoas, dos mais diferentes cargos e com diferentes graus de instrução. 

5 – Gostar da área de Exatas

Ser bom com números é essencial porque você vai lidar com eles o tempo todo: para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implementar e cuidar da manutenção de sistemas computacionais e software.

E aí, se identificou? Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o curso para você? Compartilhe sua opinião com a gente em nossas redes sociais.


Ver todas as notícias
Voltar para o topo