Capa da notícia
Conquista | Publicada em: 13/08/2020

Instrutora do Senac é a 3ª professora com certificação AWS no Brasil

Título da Amazon Web Services é voltado a profissionais da área de TI. Ela espera que sua conquista incentive outras mulheres do ramo da tecnologia

Professora do Senac há 20 anos, a instrutora de Informática Fabiana Fernandes Harami conquistou, recentemente, a certificação AWS (Amazon Web Services). Ela conta é a 3ª professora credenciada no Brasil e se preparou para a formação por indicação do Senac Goiás.

A AWS é uma plataforma de infraestrutura de TI para empresas por meio de serviços web (mais conhecida por “nuvem”) oferecidos pela Amazon. Os serviços são oferecidos em diversas áreas geográficas distribuídas pelo mundo e vão desde máquinas virtuais a funcionalidades de redes, banco de dados, aplicações Web, ferramentas de gerenciamento, segurança entre outros.

Realizar a prova para conquistar o título foi um verdadeiro desafio. Ela se preparou em meio a um mestrado e outros cursos e no dia da prova, de 90 minutos de duração e 65 questões, teve uma surpresa desagradável. “Eu estava realizando o exame e faltando alguns minutos para concluir (já tinha respondido 51 questões) a minha filha abriu a porta do quarto e eu pedi para fechar. No mesmo instante foi aberto um chat na minha tela, onde fui informada que o meu exame seria invalidado, pois eu feri as políticas de segurança e privacidade, uma vez que houve a interferência de terceiros. Logo em seguida a minha tela do exame foi fechada”.

Fabiana recorreu e com a ajuda do professor responsável pelo treinamento e representante da AWS no Brasil, conseguiu uma segunda chance para realizar o exame sem pagar uma nova taxa, cobrada em dólar. Mesmo com a nova oportunidade, ela teve que refazer os simulados e se preparar por mais 15 dias. No dia da segunda prova, a professora ainda enfrentou problemas com a internet e por um momento acreditou que perderia mais uma vez a prova. Mas dessa vez deu tudo certo!

“É um sentimento de gratidão. Quem acompanhou a minha trajetória sabe o quanto me esforcei para receber essa certificação. Foram dias de muito estudo e alguns obstáculos pelo caminho, mas hoje estou muito feliz em ser a 3ª mulher do Brasil credenciada em AWS Cloud Practitioner”, comemora Fabiana.

Luta contra o preconceito

A professora espera que sua conquista incentive outras mulheres da área da Tecnologia da Informação a buscar mais formação. Ela explica que o ramo de TI é dominado por profissionais do sexo masculino e quer as profissionais mulheres deste ramo lutam por igualdade de salários e reconhecimento profissional. 

Ela lamenta o fato de em 2020 muitas mulheres serem vítimas de preconceito e descrédito profissional pelo simples fato de serem mulheres. “Eu por exemplo, já vivencie algumas situações assim. Lembro de uma vez que iniciei um curso de redes (todos os alunos eram homens) e na primeira aula me perguntaram se eu era a professora do curso ou se faria apenas a abertura. Teve outro episódio, dessa vez foi uma aluna. Ela me disse no último dia de aula que eu a surpreendi pelo conhecimento técnico e profissionalismo, pois quando ela soube que o curso teria uma professora não achou que uma mulher daria conta do recado", lembra.

Além do acesso à comunidade certificada pela AWS, a instrutora do Senac recebeu o selo AWS Educate e a partir de agora é credenciada como professora AWS. “Essa certificação com certeza será um diferencial no meu currículo enquanto professora da área de tecnologias. Sem dúvidas um grande diferencial profissional”, destaca Fabiana. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo