Capa da notícia
Educação | Publicada em: 18/08/2020

Dia do estagiário: o primeiro passo da sua vida profissional

Esse é o momento de aprender e buscar oportunidade para ser contratado

Atire a primeira pedra quem nunca falou ou então escutou: “isso aí é culpa do estagiário!”. Toda vez que algo dá errado em uma empresa, a responsabilidade costuma recair sobre eles, os esforçados estagiários. A brincadeira até existe, mas a realidade é diferente disso.

De acordo com a Lei nº 11.788/2008, o estágio “é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

Para a chefe adjunta da Seção de Recrutamento e Seleção do Senac Goiás, o estágio é uma ótima chance para o estudante conhecer a área que estuda e também adquirir experiência. “Essa atividade também é uma forma de se ingressar no mercado de trabalho e de ter a oportunidade de atuar com profissionais qualificados. O estágio é um momento de aprendizado, de desenvolvimento de habilidades essenciais para a profissão”, afirmou.

Segundo a jornalista e professora universitária, Juliana Junqueira, o estágio é uma fase de orientação na caminhada profissional. Ela compartilhou em sua rede social a sua experiência de estágio no Sesc Goiás. “Em meados de 2007 fui selecionada para atuar na assessoria de comunicação. Foi no Sesc que aprendi a fazer release, follow up, clipping, mailing e comecei a desenvolver minha rede de contatos”, destacou.

Juliana também  aconselhou os alunos, “aproveitem ao máximo o estágio! Ele vai ser fundamental na carreira de vocês!”, ressaltou. Hoje, 18 de agosto, é celebrado no Brasil o Dia do Estagiário. A data foi estabelecida em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

 

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo