Capa da notícia
Aniversário | Publicada em: 20/08/2020

161 anos de Catalão: Senac parabeniza a cidade terra das Congadas

Terreno de origem Caiapó e museu aberto de arquiteturas datadas. Catalão é a nossa história

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, o município de Catalão celebra mais um aniversário, são 161 anos de emancipação política. Localizado na região Sudeste goiana, sua população segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016, é de 100.590 habitantes.

De acordo com alguns estudos, Catalão está entre as 10 cidades mais antigas de Goiás. A região onde se encontra o município já era povoada antes mesmo da colonização do país, índios de origem Caiapó habitavam o local. 

Contudo, algumas teorias afirmam que o nome da cidade tenha surgido por meio de um jesuíta de origem catalã (Espanha) que possuía um sítio no local. Existem muitas hipóteses em relação ao surgimento do município, mas o que se sabe ao certo é que a cidade só recebeu este título em 1833.

Terra das Congadas, Catalão recebeu o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em 1986. Já são 34 anos que o Senac Goiás oferece cursos de profissionalização e capacitação na região, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração e Técnico em Informática. Em 2019, a instituição recebeu mais de 1.300 alunos.

Segundo a gerente da unidade, Isabel Cristina, a cidade deveria receber o título de melhor lugar para se viver. “Catalão é minha terra natal, sinto orgulho de ter raízes e viver nesse lugar. Terra de pessoas receptíveis, que mesmo com o crescimento e a modernidade não perde os ares de interior”, afirmou.  

O Sistema Fecomércio Goiás, Sesc e Senac, parabeniza Catalão pelos 161 anos de história. “Temos muito orgulho de fazer parte desta história e contribuir com o desenvolvimento das pessoas. Catalão carrega muitas lutas e conquistas, uma cidade de tradições fortes, mas ao mesmo tempo em busca da evolução constante. Parabéns ao povo catalano!”, ressaltou Isabel Cristina. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo