Capa da notícia
Aniversário | Publicada em: 25/08/2020

72 anos de Porangatu: Senac parabeniza terra da índia Angatu

Município é considerado o principal do Norte de Goiás

Nesta terça-feira, 25 de agosto, o município de Porangatu celebra seus 72 anos de emancipação política. Localizado na região Norte do estado, sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, foi de 45.394 habitantes. Porangatu é considerado o principal município da sua região.

A origem do nome da cidade vem da língua tupi que significa bonito e bom. Mas uma lenda popular diz que Porangatu ganhou esse nome depois de um romance entre a índia Angatu e o bandeirante Antônio. Apesar do lindo romance, o relacionamento dos dois era proibido.

Ao descobrir, o chefe da tribo de Angatu condenou o jovem bandeirante a morte, e a índia foi obrigada a vê-lo morrer. Segundo a lenda popular, as últimas palavras de Antônio para sua amada foram: “morro por Angatu”. Assim, teria então surgido o nome Porangatu em memória do amor dos dois.

A terra da índia Angatu, recebeu o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em 1997. Já são 23 anos que o Senac Goiás oferece cursos de profissionalização e capacitação na região, como de Cabeleireiro, Excel Completo, Gestão e Liderança de Equipes e Técnico em Enfermagem.

“Porangatu para mim é antes de tudo meu lar, porque todo o enredo da minha vida, até hoje, aconteceu aqui. A cidade é contemplada por vários municípios circunvizinhos, pelo povo acolhedor e também pelo clima interiorano”, destacou o servidor do Senac e morador da cidade, Jorge Araújo.

O Sistema Fecomércio Goiás, Sesc e Senac, parabeniza Porangatu pelos 72 anos de história. “É muito gratificante, fazermos parte na construção dos sonhos do povo porangatuense, principalmente quando presenciamos a vitória de cada aluno, ao transpor dificuldades em prol de um futuro melhor. Parabéns Porangatu!”, enfatizou a gerente da unidade do Senac, Nilva Maria. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo