Capa da notícia
Aniversário | Publicada em: 11/09/2020

Senac parabeniza Ipameri pelos seus 150 anos de história

Antes de se tornar um município, a cidade era conhecida pelo nome de “Vaivém”

Neste sábado, 12 de setembro, o município de Ipameri celebra seus 150 anos de emancipação política. Localizado entre os rios Corumbá e São Marcos, sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, é de 27. 174 habitantes. 

Antes de se tornar município goiano, Ipameri era conhecida pelo nome de “Vaivém”. Segundo estudos, essa nomenclatura pode ter ligação com os constantes vaivéns dos índios locais (nativos), mas há relatos também que o nome era uma homenagem ao um ribeirão da região que se chama Vaivém.

O certo é que Ipameri foi a primeira cidade do estado de Goiás a contar com energia elétrica gerada no próprio município e uma das primeiras da região Centro-Oeste do Brasil a contar com esse tipo de energia, antes mesmo da capital do estado. A Usina Hidroelétrica do Rio do Braço hoje desativada, recebeu máquinas importadas, especialmente da Alemanha e tornou-se, juntamente com o rio que a impulsiona, uma atração para o município.

Com tantas histórias e com sua grande importância no desenvolvimento econômico e social da região, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) chegou ao município, em setembro de 2000, completando neste ano 20 anos de trabalho e dedicação a comunidade local. Já passaram pelas as salas de aula do Senac Ipameri, centenas de alunos em busca de conhecimento e qualificação profissional. 

O Sistema Fecomércio Goiás, Sesc e Senac, parabeniza Ipameri pelos 150 anos de história. “O Senac faz toda diferença na vida do trabalhador do Comércio e Serviços do povo ipamerino, capacitando com qualidade sua mão de obra e atraindo alunos da região por sua significância. O nosso muito obrigada ao município que nos acolhe tão bem e que nos permite fazer a diferença, mudando vidas”, enfatizou a gerente da unidade do Senac, Vanessa da Cunha. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo