Capa da notícia
Dia do Professor | Publicada em: 15/10/2020

Educar: um gesto de nobreza

Conheça a história dos profissionais da educação do Sesc e Senac

Sua voz é serena e doce, seu olhar transmite fraternidade e segurança. Com os cabelos médios e loiros, a professora Rubiane Soares sempre deixa escapar um sorriso toda vez que fala sobre sua profissão. “Eu não trocaria a educação por nada. É uma honra poder dar aula. Adoro quando os alunos encontram com a gente fora do ambiente escolar e gritam pelos ares: professora!”, brincou ela.

Rubiane é educadora no Centro Educacional Sesc Cidadania, em Goiânia. Já são mais de 25 anos atuando na profissão e 10 anos de Sesc Goiás. Formada em Biologia, com pós-graduação em Psicopedagogia e Docência Didática, a professora ministra a disciplina de Ciências para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.

“Eu gosto muito de dar aula para adolescentes e olha que eu já passei por todas as fases de educação infantil até o vestibular, mas com eles é diferente. Eles estão em uma etapa da vida que começam a enxergar o mundo com os outros olhos, descobrem os conflitos externos e internos, eu sei que é um desafio, mas eu amo essa fase”, destacou.

Assim como ela, o professor Rafael dos Reis também é educador no Centro Educacional Sesc Cidadania, em Goiânia. Ele ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura para os estudantes do Ensino Médio. Já são 10 anos exercendo a profissão e 6 anos de Sesc Goiás.

Rafael é aquele professor que consegue fazer a turma se apaixonar, facilmente, pelos livros e os poemas. Talvez esse superpoder seja, simplesmente, o reflexo da sua dedicação em sala de aula. Quando questionado sobre gostar ou não de exercer a sua função, sua resposta é sem desvios, “eu não gosto, eu amo, eu sou apaixonado pela minha profissão.”

A professora Kezia Fernanda Martins compartilha do mesmo sentimento. Ela é coordenadora e professora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Senac, em Goiânia. Com 10 anos de profissão e 1 ano e 6 meses de Senac Goiás, a educadora é graduada em Odontologia e especialista em Docência do Ensino Superior.

“O que me facina na minha profissão é a minha paixão pela educação. A educação consegue transformar as pessoas e a sociedade”, ressaltou Kezia Fernanda. Inclusive, essa linha de raciocínio é a mesma do educador e filósofo Paulo Freire. Ele dizia, “a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Transformar e criar oportunidades. Essas também foram as duas características que impulsionaram a professora Ledy Mara Rodrigues para seguir carreira como educadora. Ela ministra o curso de Inglês na Escola de Idiomas Sesc Senac, em Goiânia. Carregada de orgulho, Ledy sorri com os olhos para falar que já são 21 anos de atuação na área.  “Sala de aula é sempre um desafio. Não existe monotonia. Todo dia é uma pergunta diferente, um comentário animado e troca de experiências diversas”, afirmou.  

Parabéns professor

Em nome deles, Rubiane, Rafael, Kezia e Ledy Mara, o Sistema Fecomércio Sesc Senac parabeniza, em especial, todos os professores das duas casas. Da mesma forma, agradece o empenho e o trabalho desenvolvido por todos os mestres do país. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo