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Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Promoção de jovens profissionais leva no mínimo um ano e meio

Esse é o período mínimo para absorver as atividades da área, entregar resultados e deixar sua marca no que está fazendo

Ter perspectiva de crescimento é um dos pontos mais valorizados por profissionais com até 30 anos em uma empresa. É isso que mostrou uma pesquisa realizada em maio deste ano pela Page Personnel, unidade de negócios do Grupo Michael Page, que ouviu 200 analistas, coordenadores e jovens gestores. Dados da pesquisa indicam que 47% dos entrevistados mudariam de emprego se não fossem promovidos em até dois anos e 29% não ficariam na mesma empresa se a promoção não surgisse em menos de um ano.

 

Esse resultado reflete algumas características da famosa geração Y no ambiente de trabalho, como vontade de trazer resultado, perfil ambicioso e capacidade de executar diversas funções ao mesmo tempo. Mas afinal, quanto leva uma promoção?

 

 “Antes de receber uma promoção, o analista deve permanecer na mesma posição por um tempo mínimo de um ano e meio”, diz Thais Ribeiro, analista de Talent Management da Kimberly-Clark. Ela explica que esse é período mínimo que o colaborador precisa para absorver as atividades da área, conseguir entregar resultados e deixar sua marca no que está fazendo.

 

“Depois desse período, não existe uma previsão exata de tempo para ser promovido, o profissional é responsável por dar ritmo à carreira”, afirma Fernanda Abrantes, gerente de Talent Management da Kimberly-Clark. A gerente explica que a regra do 18 meses foi uma medida necessária para frear a ansiedade dos jovens, que queriam se candidatar a vagas mais seniores em outras áreas da empresa sem ter a experiência e a maturidade necessária. “Antes disso, a colaboração do profissional para uma área é muito superficial. Não há o fechamento de um ciclo”, diz ela.

 

Na multinacional do setor químico Basf, a dinâmica de promoções não é muito diferente. Segundo Juliana Justi, gerente de Recursos Humanos, a competição por uma vaga mais sênior em uma área diferente requer que o profissional esteja na mesma posição há, no mínimo, dois anos. “Esses dois anos garantem que o profissional entregue um ciclo de negócio, de produto, enfim, um ciclo de resultados”, diz. No entanto, explica Fernanda, o fator que garante a promoção para o próximo nível é o desempenho. “No caso de promoção no mesmo setor, não há um tempo pré-estabelecido para concorrer a um cargo mais alto”, conta Fernanda.

 

Promoção não cai do céu – A maioria das grandes empresas se baseia no método da meritocracia para oferecer novas oportunidades aos seus funcionários. Isso significa que é o próprio profissional que tem o poder de alavancar a carreira. “Se o profissional não correr atrás dos seus resultados, das suas metas, treinamentos para se desenvolver, as oportunidades não vão cair no colo dele”, afirma Thais, da Kimberly-Clark. Segundo a analista de Talent Management, possuir habilidade para trabalhar em equipe também é fundamental para ter crescimento.

 

Para a gerente de Recursos Humanos da Basf, Juliana, apenas uma boa performance não garante o desenvolvimento ou a promoção, pois isso é uma obrigação de todo profissional para manter seu emprego. “É preciso estar sempre antenado e conseguir se reciclar todo o tempo”, diz ela.
 

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