Capa da notícia
Solidariedade | Publicada em: 26/11/2020

Conheça alguns motivos para você se tornar um doador sangue já

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Você sabia que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas? Esse já é um motivo e tanto para doar. Mas se você ainda não se decidiu, preparamos mais 4 motivos para te convencer, de uma vez por todas, a doar um pouquinho do seu tempo para fazer o bem e ajudar ao próximo!

1 - Você recebe seu hemograma em dia 

2 - Recebe atestado médico, ou seja, um dia de folga no trabalho

3 - Dependendo do lugar ainda experimenta um lanche bem gostoso!

4 – Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a empresa de transporte por aplicativo Uber vai oferecer um desconto de R$ 15 por trecho percorrido (ida e volta) até o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz, em Goiânia, para quem for doar sangue entre os dias 23 e 25 de novembro.

É bom ou não é?! É claro que nenhuma dessas vantagens supera a maior delas, que é salvar vidas, mais precisamente, até quatro vidas.

Doar sangue é mais fácil e simples que parece! Você precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

“A doação de sangue dura no máximo 15 minutos. O procedimento em si é rápido. Você passa pela recepção, faz um cadastro, tem a triagem hematológica em que será feita a dosagem da hemoglobina, e a triagem clínica com algumas perguntas para garantir a segurança do doador, do receptor e da coleta propriamente dita”, explica a Layane Marques, coordenadora de triagem e coleta do Hemocentro Goiás.

Layane explica que “a princípio todas as pessoas estão aptas a doar sangue, porém existem alguns motivos impeditivos temporários, como campanha de vacinação em que é preciso um intervalo de 2 a 30 dias para poder realizar a doação; tatuagens e maquiagem definitiva têm um período impeditivo de 1 ano.” Para acessar a lista completa clique aqui. 

E aí, vamos doar? Para agendar sua doação basta ligar no telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.br.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo