Capa da notícia
Mercado de Trabalho | Publicada em: 26/11/2020

Técnico de Segurança do Trabalho: investimento que gera economia

Levantamento aponta que a cada 3 horas e 40 minutos, um trabalhador morre devido a acidentes em serviço

Talvez você nem perceba, mas se o local em que você trabalha está em boas condições, muito se deve ao Técnico de Segurança do Trabalho, que atua na linha de frente para garantir a segurança e proteção de todos na empresa. Segundo o último levantamento do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, até 2018 foram registradas no Brasil 623,8 mil notificações de acidentes de trabalho. A cada 3 horas e 40 minutos, um trabalhador morre devido a acidentes em serviço.

As informações da OIT (Organização Internacional do Trabalho) reforçam ainda que o nosso País é o 4º no ranking mundial de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Os números nos mostram que não basta apenas um local bonito e confortável, é preciso pensar na segurança do trabalhador, especialmente se ele é da construção civil e da indústria, setores com maior índice de acidentes. 

Uma das formas de investir na segurança do trabalhador é contratando profissionais especializados, com o Técnico em Segurança do Trabalho. As empresas estão cada vez mais cientes de que isso é um investimento, uma forma de evitar gastos, visto que as consequências dos acidentes não impactam apenas a vida do trabalhador, mas a economia da empresa como um todo, com a perda de mão de obra, apoio médico, contratação terceirizada, gastos com reparos em equipamentos, pagamento de indenizações e auxílio-acidente, entre outros.

A atuação Técnico em Segurança do Trabalho é imprescindível, uma vez que o profissional tem um olhar do ambiente de trabalho que o empresário não tem. Ele analisa e avalia, entre outras coisas, as condições do ambiente, os processos laborais e a qualidade dos equipamentos e instalações, além de informar os riscos existentes e propor ações direcionadas para a prevenção e redução de riscos ocupacionais (aqueles aos quais os colaboradores estão expostos durante sua rotina de trabalho).

É por isso que este é um profissional cada vez mais requisitado nas empresas. E por lidar com a segurança e proteção de muitas vidas, o profissional e a empresa devem investir em capacitação, uma vez que quanto mais bem qualificado, menores serão os riscos, os gastos e as perdas para todos envolvidos.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo