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Competência | Publicada em: 01/12/2020

Inteligência emocional: a nova exigência do mercado de trabalho

Pesquisa aponta que habilidades comportamentais são valorizadas pelos líderes de grandes empresas

Uma pesquisa desenvolvida pelo PageGroup, consultoria em recrutamento executivo especializado, apontou que as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina são trabalho em equipe, inteligência emocional e comunicação assertiva.

De acordo com o estudo, 80% dos executivos respondentes afirmaram que não contratariam um talento que atenda às competências técnicas, mas não às habilidades comportamentais. Ou seja, cada vez mais o mercado de trabalho exige do profissional uma inteligência emocional.

Conforme o coordenador da Escola de Gestão e Negócios do Senac Goiás, Daniel Vieira, inteligência emocional é considerada como soft skills para o profissional do século XXI. Soft skills são as competências que pertencem a personalidade e comportamento do trabalhador. “As habilidades passaram a ser, extremamente, importantes como um diferencial competitivo”, explicou Daniel Vieira.

Os cinco pilares da inteligência emocional são: autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais; mas Daniel Vieira alerta que ter inteligência emocional não significa blindagem emocional. A inteligência emocional está ligada ao gerenciamento dos conflitos e ralações.

“Não é possível controlar nossas emoções, mas é possível interpretar de forma correta, para você ter uma ação e um comportamento mais assertivo”, ressaltou.  Segundo ele, o primeiro caminho para desenvolver a inteligência emocional é o autoconhecimento. “Quanto mais você se conhece, quanto mais você sabe como as suas emoções funcionam, mais ágil será o seu desenvolvimento e comportamento”, afirmou.

Por exemplo, imagine que um cano estourou em uma loja de tecidos. Enquanto uma pessoa sem inteligência emocional pode ficar sem saber o que fazer, apenas vendo aquela situação, o profissional mais preparado emocionalmente irá buscar por soluções rápidas, como remover todas as mercadorias do ambiente e entrar em contato com um encanador.

E não é só isso: esse colaborador ainda poderia ajudar a acalmar seus companheiros de trabalho, delegar tarefas para resolver mais rapidamente a crise e ainda buscar soluções para prevenir que algo assim aconteça novamente.

 

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