Capa da notícia
Saúde | Publicada em: 04/12/2020

Momento Senac Saber: saiba como funciona a doação de medula óssea

Você sabia que pode salvar vidas sendo um doador de medula óssea?

Você sabia que a compatibilidade no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) é de 1 para cada 100 mil habitantes? Já entre familiares é de 1 para cada 4 familiares. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), precisam de medula óssea “pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita”. 

Para entender melhor como funciona a doação de medula óssea em Goiás, nossa equipe conversou com a Denyse Goulart, que é diretora geral do Hemocentro de Goiás. Confira como foi o bate-papo e aproveite para se tornar um doador de medula óssea!

O que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso localizado no interior dos ossos, que é considerada a matriz celular do sangue, onde são produzidos os glóbulos vermelhos, que são as hemácias, os glóbulos brancos, que são os linfócitos, e as plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue. 

Como ser um doador de medula óssea?

A pessoa precisa ter idade entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde, não tendo histórico de nenhuma doença infecciosa, como sífilis, chagas, HIV, nenhum histórico de doença no sangue, doença hematológica, nem reumatismo ou doença autoimune e também nenhum histórico de doença oncológica, como o câncer por exemplo.

Como devo proceder para realizar a doação?

Para fazer o cadastro o candidato procura o Hemocentro de Goiás, onde ele apresenta um documento oficial com foto e será coletada uma amostra de 50ml de sangue. Essa amostra será enviada para um laboratório especializado, onde serão feitos testes de compatibilidade HLA. 

Seu eu for compatível com alguém e precisar doar minha medula, como ocorre o procedimento?

Quando é identificada a compatibilidade do doador, ele é acionado para a segunda fase do cadastro de medula óssea. Será coletada uma nova amostra e os exames de compatibilidade HLA serão repetidos. Caso o doador ainda tenha interesse em doar, ele será encaminhado para um serviço especializado, onde o paciente compatível está em tratamento e a coleta de medula óssea pode ser feita de duas formas: tanto por uma pulsão óssea, que é um procedimento cirúrgico muito simples, com anestesia local, ou pode ser feita uma coleta de sangue por aférese, que é uma coleta de sangue convencional, como uma doação de sangue, em que são coletadas células jovens da medula óssea para o transplante. 

Existe limite para a quantidade de doação?     

Não há limite de doações para doação de medula óssea. O cuidado que deve ser tomado é que para o organismo fazer a reposição dessas células na medula leva em torno de 15 dias, mas é recomendado que uma nova doação seja feita com no mínimo 6 meses para que o doador esteja apto novamente para um transplante, desde que a técnica de coleta da medula óssea não seja a mesma da anterior. 

Doação de medula óssea pode salvar uma vida?

A compatibilidade para o transplante de medula óssea é muito rara. Tanto que entre familiares a probabilidade de encontrar um doador compatível é de 25%, 1 para cada 4 familiares. Quando não se encontra um doador compatível na família, nós vamos para o banco de dados do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), em que a compatibilidade é de 1 para 100 mil habitantes. Por essa razão as famílias encontram muita dificuldade de encontrar um doador compatível, além deles, muitas pessoas se cadastram e não concluem a doação de medula óssea por medo ou por não estarem preparados para esse procedimento. Então você que deseja se candidatar, pense e conclua essa atividade doando a medula óssea posteriormente.


Ver todas as notícias
Voltar para o topo