Capa da notícia
Futuro | Publicada em: 22/12/2020

Profissão: confira algumas dicas para viver de fotografia

Com a instrutora do Senac, Sabrina Jaime

Gostar de tirar fotos não é o único pré-requisito para quem deseja se tornar um profissional e viver de Fotografia. Ser um fotógrafo profissional vai além de fazer cliques e requer muito estudo e dedicação.

“Uma das primeiras características é desenvolver um olhar artístico humanizado. É, sobretudo, desenvolver um olhar que permita o desenvolvimento do humano e, mais que isso, desenvolver também como a história é lida na sua fotografia”, afirma a instrutora do curso de Fotografia do Senac Goiás, Sabrina Jaime. 

O campo de atuação de um fotógrafo é vasto e promissor. Ele pode atuar em diversas áreas e desenvolver trabalhos de cunho jornalístico, documental ou comercial. O primeiro passo, claro, é gostar de tirar fotos, mas o domínio da técnica e conhecimento sobre a história da fotografia e da arte também são fundamentais para que o fotógrafo torne-se um profissional competitivo no mercado.  

Cursos de capacitação ajudam no domínio da técnica e também na relação direta com o cliente. “Isso te possibilitará ser um profissional humano, prático e artístico. Pontos que se destacam na hora do cliente escolher um fotógrafo”, destaca Sabrina.

A Fotografia é uma profissão rentável? De acordo com a instrutora, sim. “Muitas pessoas me perguntam se é uma profissão rentável. Claro que sim. Ela pode trazer rentabilidade em diversas áreas, basta que o profissional tenha conhecimento e saiba se organizar financeiramente”, orienta.

O conhecimento, a bagagem e o domínio da técnica são essenciais para o sucesso profissional nesta área. A categoria não possui um piso salarial e isso acaba beneficiando aqueles que investem em seu desenvolvimento, pois estes têm condições de atribuir maior valor ao seu trabalho e, consequentemente, obter maior rentabilidade.

Quer conhecer mais sobre o mundo da fotografia e se tornar um profissional da área? Conheça o curso de Fotografia do Senac Goiás acessado o site go.senac.br.


Ver todas as notícias
Voltar para o topo