Capa da notícia
Trabalho | Publicada em: 30/12/2020

Retrospectiva 2020: relembre as ações do Senac pelo estado

Solidariedade, criatividade e superação foram as palavras que marcaram o Senac neste ano

Em 2020, o Senac Goiás se reinventou. Em razão a pandemia do Covid-19 e as medidas de segurança e prevenção ao combate ao coronavírus, o Senac Goiás fechou suas unidades, no mês de março, mas não deixou de realizar suas atividades na área da Educação Profissional e Capacitação de Pessoas.

Janeiro

Senac oferece serviços gratuitos no primeiro Sesc nos Bairros de 2020. O Sesc nos Bairros é uma ação do Sistema Fecomércio Sesc/Senac em parceria com o programa Balanço Geral da TV Record Goiás. Sete mil pessoas passaram pelo local. O Senac Goiás esteve presente no evento, oferecendo cortes de cabelo e barba, manicure, aferição de pressão e teste de glicemia.

Fevereiro

O Grupo de Trabalho Base da Aprendizagem Profissional Inclusiva (API), composto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério da Economia, realizou em fevereiro, na Câmara Municipal de Cristalina (GO), o evento de apresentação e monitoramento da primeira turma do Projeto-Piloto de Aprendizagem Profissional Inclusiva desenvolvida pelo Senac Goiás. O Projeto-Piloto API tem como objetivo a promoção de oportunidades de acesso ao trabalho decente e produtivo para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Março

Senac Goiás lança uma série de transmissões ao vivo para contribuir com o conhecimento da sociedade em tempos de quarentena. Os temas das lives foram sobre Gastronomia, Moda, Gestão, Saúde e Beleza. Também em março, a Escola de Gastronomia do Senac lançou a campanha Bom de Garfo que ensinou dezenas de receitas saborosas para as pessoas fazerem em casa.

Abril

Dando continuidade aos estudos e aprimoramento dos conhecimentos, o Senac Goiás realizou várias lives em abril. Merece destaque a atividade com o tema: planejamento financeiro, etapa essencial no e-commerce. A live contou com com a participação da coordenadora dos cursos de Gestão Comercial e Logística da Faculdade Senac, Ionara Lúcia de Melo Castro Oliveira.

Maio

Ex-alunos do Senac Goiás na linha de frente contra a pandemia. “Estamos lidando contra algo que ainda é novidade, por isso o nosso trabalho se torna tão difícil. Diariamente, vivemos um turbilhão de sentimentos que variam entre a ansiedade, com o desejo que tudo acabe logo, e a gratidão, por ver as pessoas que foram contaminadas se curando”, desabafou a técnica em enfermagem Ludmilla de Souza. Ela trabalha no Hospital de Campanha (Hcamp), em Rio Verde, e fez o curso de Técnico em Enfermagem no Senac Goiás. Aliás, maio é o mês da Enfermagem, por isso, dos dias 26 a 29, no Senac Goiás promoveu a Semana Brasileira de Enfermagem.

Junho

O Plano Diretor de Beleza do Senac realizará, em junho, uma live com a participação da coordenadora de Beleza do Senac Goiás, Kátia de Araújo Jaime, para debater sobre protocolos de biossegurança para profissionais da beleza. Também em junho, a Faculdade Senac Goiás lançou o seu primeiro vestibular 100% on-line e gratuito.

Julho

O Senac Goiás realizou, em julho, uma live com o psicoterapeuta, educador e autor da Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), Leo Fraiman. A transmissão do ao vivo foi no canal do Senac Goiás no Youtube e discutiu caminhos para construir os novos tempos com atitudes empreendedoras.

Agosto

O Sistema Fecomércio Sesc-Senac em Goiás apresentou, em agosto, o Plano de Retomada de Sucesso – Superando Desafios, conjunto inédito de ações e medidas voltadas para a recuperação econômica do comércio de bens, serviços e turismo pós-pandemia de Covid-19. O programa oferta gratuitamente um Plano de Ação Personalizado de Negócios para fortalecer a reabertura das empresas e estimular o empreendedorismo do setor. Max Gehringer e Marcus Marques realizam as primeiras lives para o Plano de Retomada.

Setembro

Senac Goiás realiza doação de 150 computadores, 166 CPUs e, 69 monitores para alunos carentes da Universidade Federal de Goiás. Ainda em setembro, a Escola de Moda do Senac Goiás lançou seu novo produto, o Senac Fashion Connect, com uma live que reuniu dois grandes nomes do mercado da Moda: Ivana Menezes e Rony Meisler.

Outubro

Senac Goiás lança primeiro Restaurante Escola de Goiás. O Cora Restaurante estará localizando nas dependências do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. O local será de capacitação dos alunos, somado ao um ambiente de sofisticação e requinte para que o cliente possa degustar os melhores pratos da gastronomia nacional e internacional. Também em outubro, o Sistema Fecomércio Sesc-Senac somou-se ao Governo de Goiás para o lançamento dos programas Mais Crédito e Mais Empregos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Retomada. Desta forma, o Senac Goiás oferecerá cursos de qualificação aos comerciantes e trabalhadores do comércio.

Novembro

A Faculdade Senac Goiás realizou, entre os dias 23 a 27 de novembro, a Jornada Pedagógica do segundo semestre letivo de 2020. O evento foi 100% on-line, via Teams e lives no YouTube. Além de palestras, mostras on-line e apresentações de trabalhos dos projetos Integrador e Iniciação Científica, a jornada também promoveu um concurso de rótulos de cerveja para os alunos do curso de Design Gráfico.

Dezembro

O Sistema Fecomércio Sesc e Senac inaugurou, em dezembro, a nova unidade do Senac no município de Trindade. A instituição nasceu com a proposta de atender o crescimento da região Centro Goiano e levar qualificação profissional para o município. A unidade ofertará mais de 40 cursos com um novo portfólio que será ofertado a partir de 2021. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo