Capa da notícia
Educação

Saiba como controlar sua ansiedade na véspera da prova do Enem

Veja as dicas da instrutora do Senac Goiás para você mandar bem no exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para ingressar em uma instituição de ensino superior. Não é à toa que, a cada ano, milhares de pessoas se preparam para realizar a prova e garantir um bom desempenho nas questões. Em meio a tantas expectativas, diante de uma pandemia, surge uma pergunta: como controlar a ansiedade às vésperas do Enem?

A instrutora do Senac Goiás, Elisandra Cabral, trouxe algumas dicas para que o estudante possa manter a calma antes da prova e consiga realizar o exame com tranquilidade. A primeira indicação dela é manter sua rotina.

“Mas se você está na véspera da prova, você precisa descansar. Não vai adiantar passar a noite estudando, porque se não quando você chegar na prova, você vai estar mais cansado, mais ansioso e não vai ter um bom resultado, então descanse”, ponderou.

A segunda dica é evitar alimentos estimulantes, como chá mate, energético, refrigerante de cola e café. Segundo a instrutora, esses alimentos contribuem para a ansiedade e isso pode prejudicar na concentração da prova. O terceiro conselho é respirar! “Toda vez que você estiver nervoso, preste atenção na sua respiração. Quando prestamos atenção na nossa respiração, nós diminuímos o nosso ritmo e aumentamos a nossa concentração, diminuindo a nossa ansiedade”, destacou.

O que levar para prova   

No dia da prova, lembre-se de levar duas máscaras confortáveis e o seu álcool gel. É importante que sua máscara não esteja apertada para não te machucar. Os alimentos que você irá levar para a sala de aula, também merecem destaque.

“Muita gente gosta de levar chocolate, mas chocolate é um alimento muito perigoso, porque pode te dar um ato falho enquanto você realiza a prova, isso quer dizer que você pode perder de 2 a 3 minutos durante a prova. Os melhores alimentos para levar são castanhas, barras de cereais e frutas”, enfatizou a instrutora do Senac, Elisandra Cabral.

A água é outro ponto essencial. Segundo Elisandra, a hidratação mantém a temperatura ambiente do corpo e contribui para o conforto e bem-estar durante a prova.

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h