Capa da notícia
Emprego

Aprender a criar um currículo e se portar na entrevista de emprego

Assuntos serão abordados em live nesta terça-feira (19), no canal do Senac no Youtube. Primeira edição virtual do projeto realizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc-Senac acontece entre 19 e 22 de janeiro.

Quem nunca teve dúvidas na hora de estruturar um currículo ou não se sentiu nervoso e ansioso antes de uma entrevista de emprego?  Podem parecer coisas bobas, mas são mais comuns que se imagina. “As duas coisas acontecem o tempo todo”, explica a psicóloga especialista em Gestão de Pessoas, Simone Bonfim Jaime, que estará ao vivo no canal do Senac Goiás (youtube.com/ senacgoias) nesta terça-feira (19), às 19h, para conduzir a live “Dicas para melhorar a empregabilidade - da elaboração do currículo à entrevista”. O evento marca a abertura da 1ª edição virtual do Feirão de Empregos realizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc-Senac, que acontece entre 19 e 22 de janeiro.

Parte dos erros cometidos pelos profissionais na construção do currículo e do medo da entrevista acontece por falta de informação e preparo. Uma pesquisa realizada pela Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico Social mostra que 65% dos jovens entre 18 e 29 anos já mentiram no currículo. Já uma pesquisa da TopResume, empresa especializada em redação de currículos, aponta que a maioria dos contratantes ouvidos (68%) concorda que receber uma mensagem de agradecimento após a entrevista de trabalho tornou-se um gesto importante em 2020. O motivo, de acordo com o levantamento, é o aumento das seleções à distância, o que dificulta a tomada de decisão. 

Os resultados das pesquisas levam à conclusão de que estar preparado é a melhor estratégia para conquistar a tão almejada carteira assinada. “O currículo continua sendo a ferramenta mais importante para que as pessoas sejam conhecidas pelos empregadores. Ele é o cartão de visita. Se estiver estruturado da forma como deve ser, vai chamar a atenção do recrutador e o profissional tem uma chance maior de ser chamado para a entrevista”, explica Simone Bonfim.

A especialista afirma também que muitos profissionais não se preparam para a entrevista, o que é um erro.  “As dicas que vou passar na live incluem como se preparar para uma entrevista de emprego. A partir do momento em que você se prepara, você se sente mais seguro, tem um autoconhecimento maior e assim fica menos assustado com essa oportunidade de mostrar quais são suas competências, habilidades e atitudes”, destaca Bonfim.

Feirão de Empregos virtual

A 5ª edição do Feirão do Emprego do Senac Goiás é a primeira 100% digital. Serão disponibilizados mais de mil postos de trabalho e mil vagas para cursos gratuitos presenciais para que os trabalhadores se capacitem e aprendam sobre as competências e ferramentas essenciais ao novo profissional para o mercado de trabalho pós-pandemia. Entre os cursos oferecidos estão de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Garçom, entre outros. 

As empresas que desejam cadastrar suas vagas e os profissionais que desejam cadastrar seus currículos ou concorrer às vagas para os cursos devem acessar o site https://pages.go.senac.br/feirao-do-emprego. Nas edições anteriores o Feirão aconteceu de forma presencial nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Catalão. Ao todo, já foram realizados quase 40 mil atendimentos.  

Programação 

19/1 – Live: “Dicas para melhorar a empregabilidade - da elaboração do currículo à entrevista”, com Simone Bonfim Jaime 

19/1 - Abertura das vagas 

20 a 22/1 – Feirão do Emprego virtual



Ver todas as notícias
Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h