Capa da notícia
Profissões do futuro

Carreira de analista e desenvolvedor de sistemas está em alta no país

Quarentena acelerou os processos de transformação digital no mercado de trabalho. Veja o que o professor da Faculdade Senac Goiás fala sobre o tema

O ano de 2020 foi marcado pelo maior número de desempregados que o Brasil já viu: são 14 milhões de pessoas em busca de trabalho. Apesar das dificuldades que a pandemia da Covid-19 trouxe, algumas áreas se destacaram e prometem continuar em alta em 2021.

É o caso do setor da tecnologia. Ela já vinha crescendo nos últimos anos, mas o isolamento social acelerou os processos de digitalização e promoveu novas ferramentas que permitissem um mundo mais remoto, indo do trabalho a educação, até as compras e lazer. 

Segundo o professor da Faculdade Senac Goiás, Marcelo Faustino, diante desse novo cenário, a carreira de analista e desenvolvedor de sistemas é uma das profissões do futuro que já está em ascensão no país. “O analista de sistema é uma peça fundamental diante do processo de desenvolvimento de software e infraestrutura, ou seja, esse profissional está em toda parte que envolve tecnologia em uma empresa”, explica.

Marcelo Faustino esclarece que as demandas e necessidades do mercado, em diferentes áreas, desde de uma instituição de ensino, a uma padaria e farmácia, ou até mesmo uma fazenda, precisam de um aparato de tecnologia para serem competitivas. “O analista de sistema é quem traduzi toda essa carência e transforma isso em soluções tecnológicas”, diz.

Em Goiás, a demanda por profissionais desta área é crescente, inclusive, no agronegócio. De acordo com o professor, hoje a grande maioria dos rebanhos bovinos utiliza-se brincos de rastreamento e identificação do animal. “Esse brinco vem com um chip que aponta todas as informações como vacinação, pesagem e origem do rebanho, identificando assim todo o histórico do boi, e certificando a qualidade da carne”, afirma.

Graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Goiás forma profissionais aptos à compreensão dos processos de construção e reconstrução do conhecimento, aplicado ao desenvolvimento de sistemas da informação. A duração do curso é de 5 semestres com uma metodologia de ensino voltada para a instrumentalização do conhecimento.

Clique aqui e conheça mais sobre o curso. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h