Capa da notícia
Folia diferente | Publicada em: 05/02/2021

Senac Saber: livros para você viajar sem sair de casa no Carnaval

Confira lista com 21 indicações para todos os gostos e idades

O Carnaval está chegando, mas este ano a folia vai ser bem diferente! Por causa da pandemia de Covid-19, muitas cidades cancelaram as festividades e até mesmo o feriado. Mas se você é da turma que vai ficar em casa, os bibliotecários do nosso parceiro Sesc prepararam algo muito especial para quem está pronto para viajar sem precisar sair de casa! São 21 indicações especiais para você viajar na leitura, com opções para todos os gostos e idades.

E você, está pronto(a) para viajar sem sair da sua casa?

Para fazer o empréstimo de livros nas bibliotecas do Sesc Goiás, basta ter o Cartão Sesc atualizado e ir à biblioteca mais próxima de você. Confira, ao final desta matéria, o horário de funcionamento e os contatos das bibliotecas do Sesc GO.

E se você é aluno de qualquer curso do Senac, também pode ter acesso à Biblioteca Digital (bibliotecadigitalsenac.com.br) e aproveitar o acervo com mais de 13 mil exemplares.


Confira abaixo uma Maneira 100% garantida de viajar e se divertir sem sair de casa!


Livro: Quanto menos, melhor

Autor: Leo Babauta

Indico este livro por se tratar de uma leitura fácil e rápida e por ter ótimas dicas de como estabelecer limites, criar novos hábitos, organizar rotinas. Ótimo para quem tem a sensação de estar sendo esmagado pelos compromissos e responsabilidades.

Indicação do bibliotecário do Sesc Itumbiara, Bruno Gonçalves do Reis 


Livro: A sutil arte de ligar o foda-se

Autor: Mark Manson

Uma narrativa informal, que nos faze compreender coisas do cotidiano e também de nossas emoções, desejos e vontades de uma muito simples. Faz com que você tenha uma leitura realista e consciente da sua vida. 

Indicação do bibliotecário do Sesc Itumbiara, Bruno Gonçalves do Reis 


Livro: A doçura do mundo

Autora: Thrity Umrigar

Esse livro é, sem sombra de dúvidas, excelente! Sempre me perguntei como seria viver em outro país, em outra cultura, e quais seriam os desafios. Essa é exatamente a situação vivida por Tehmina, tornando esse livro maravilhoso e emocionante. Ao ler você sente vontade de ter amizade de Tehmina, uma mulher forte e ao mesmo tempo tão meiga.

Indicação do bibliotecário do Sesc Itumbiara, Bruno Gonçalves do Reis 


Livro: O silêncio dos amantes 

Autora: Lya Luft 

Autora a ser trabalhada no Clube do Livro do mês de fevereiro traz nesta obra reflexões sobre falta de comunicação entre pessoas que se amam, conflitos e relacionamentos conturbados. Indispensável, a leitura que faz refletir sobre nossas relações como um todo.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Faiçalville, Andréa Aparecida Diniz 


Livro: A noiva fantasma

Autora: Yangsze Choo

A obra traz costumes da Malásia, num contexto onde uma jovem, por causa de condições financeiras, é obrigada a casar-se com um filho morto de uma família rica. Neste contexto, todas as tradições são apresentadas, assim como as consequências daí advindas.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Faiçalville, Andréa Aparecida Diniz 


Livro: A revolta de Atlas

Autor: Ayn Rand 

O livro é uma obra distópica em que as mentes produtivas e criadoras são exploradas por um grupo dominante que deseja conduzir situações para interesse próprio. Tudo dá errado quando essas mentes brilhantes desaparecem.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Faiçalville, Andréa Aparecida Diniz 


Livro: E o Vento Levou... 

Autora: Margaret Mitchell

Livro ganhador do prêmio Pulitzer de 1937, adaptado para o cinema em 1939 com performances inesquecíveis de Vivien Leigh e Clark Gable, tornou-se um dos maiores clássicos do cinema mundial. Foi indicado a 13 Oscars, ganhando oito, inclusive o de melhor filme e de melhor atriz. 

Conta a história de uma mulher determinada, confiante e valente. Neste livro acompanharemos a bela Scarlett O'Hara e sua transformação de jovem impetuosa e mimada em mulher prática e disposta a tudo para conseguir o que deseja.  Margaret Mitchell descreve de maneira impressionante a Guerra Civil norte-americana e retrata as grandes mudanças que pavimentaram a história dos Estados Unidos e enterraram para sempre um estilo de vida. 

Indicação da Bibliotecária do Sesc Jataí, Denise Eugênia Moreira 


Livro: Quiçá

Autora: Luisa Geisler

A obra Quiçá, da escritora Luisa Geisler, é protagonizada pelo jovem Arthur, que por motivos alheios à sua vontade precisa ir morar com seus parentes no interior do estado. Lá, ele e sua prima Clarissa, de 11 anos, criam laços de entendimento que superam as dificuldades de se expressarem. O romance mostra inequívocas qualidades literárias e com o seu tom impressionista, atento aos detalhes sutis do contato humano, consegue prender o interesse do leitor por meio de bom domínio técnico. 

Livro ganhador do Prêmio Sesc de Literatura 2011, nos descreve uma vida com pequenas revelações diárias no decorrer de um ano narrativo, pelo bom equilíbrio entre forma e intenção. Quiçá é um livro que envolve e faz pensar. 

Indicação da Bibliotecária do Sesc Jataí, Denise Eugênia Moreira 


Livro: Prosa de Papagaio

Autora: Gabriela Guimarães

O audiolivro Prosa de Papagaio, obra da escritora mineira Gabriela Guimarães Gazzinelli, foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2009, na categoria Romance. Ele narra a história de Louro, um papagaio com ares de filósofo, que conta a história de sua família, procurando compreender os que o cercam, ditando suas observações com erudição, requinte e certa melancolia. 

A ave passa a vida observando com os seus atentos olhos de pássaro tudo o que acontece à sua volta e elabora um sarcástico e entusiástico retrato da frágil condição humana. "Por ser um papagaio, o Louro é um narrador deslocado: participa de um mundo ao qual não pertence, o dos seres humanos. É um 'outro'. O seu olhar ornitológico favorece uma apreensão crítica e 'desconstrutiva' da natureza humana", explica Gabriela. 

Para quem gosta de ouvir uma boa história e se envolver numa narrativa inusitada, esse audiolivro é a escolha perfeita!

Indicação da Bibliotecária do Sesc Jataí, Denise Eugênia Moreira 


Livro: O livro de ouro do Carnaval brasileiro

Autor: Felipe Ferreira

O livro de ouro do Carnaval brasileiro, de Felipe Ferreira, é um produto de anos de pesquisa e estudo do autor sobre o tema. Nesta obra, apresenta-se com narrativa fluida e divertida, diversas curiosidades sobre a origem e a história do Carnaval em nosso país. Quando surgiu o Carnaval? O que significa essa palavra? Como se calculam os dias de folia a cada ano? A internet dá samba? Essas são algumas das muitas perguntas que a obra vai responder ao leitor ávido por conhecimento.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Campinas, Andrielle Gomes Macedo

 

Livro: Carnaval

Autor: Toni Brandão

Essa indicação é especialmente para os pequenos leitores: Carnaval, de Toni Brandão, faz parte da coleção Festas Brasileiras, que tem como objetivo principal apresentar às crianças, de maneira lúdica e bem humorada, parte das manifestações culturais populares do Brasil. A história tem como pano de fundo os hábitos, culinária, músicas, trajes e demais características da folia e ao final do livro há um verbete explicando a festa desde sua origem até os dias atuais.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Campinas, Andrielle Gomes Macedo


Livro: Bom dia, Verônica

Autora: Andrea Killmore

Nessa história, vamos conhecer a rotina pacata, burocrática e repleta de sonhos interrompidos da secretária de polícia Verônica Torres. Um abismo se abre diante de seus pés de uma hora para outra quando, na mesma semana, ela presencia um suicídio inesperado e recebe a ligação anônima de uma mulher clamando por sua vida. Verônica abraça a oportunidade de mostrar suas habilidades investigativas e decide mergulhar sozinha nos dois casos. Um turbilhão de acontecimentos inesperados é desencadeado e a levam a um encontro com lado mais sombrio do coração humano. Obra de ficção da Literatura Brasileira que estreou como adaptação na Netflix em 2020 é uma ótima pedida para o leitor que prefere curtir a folia com muito suspense.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Campinas, Andrielle Gomes Macedo


Livro: Minhas duas meninas

Autora: Tetê Ribeiro

Neste livro a autora, a jornalista Tetê Ribeiro conta que após quase uma década lutando contra a infertilidade tomou uma decisão ousada: ter filhos por meio de uma barriga de aluguel na Índia. Minhas duas meninas é o relato de seu périplo até essa decisão - e dos detalhes que marcaram a sua experiência. A relação com a mãe indiana, o dia a dia logo após o nascimento das gêmeas, as particularidades da clínica e os dilemas de ser mãe sem passar pela experiência de dar à luz são alguns dos pontos presentes neste relato comovente. 

Eu indico este livro por se tratar de memórias de uma mulher que desejava ser mãe superando todos os obstáculos que lhe eram impostos.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Centro, Ana Maria Nogueira Pinto 


Livro: Macaquinho

Autor: Ronaldo Simoes Coelho

Quase todas as noites, Macaquinho passava para a cama do seu pai. E o pai sempre perguntava – Por que você passa todas as noites para minha cama? Para cada dia Macaquinho dava uma desculpa. Um dia, Macaquinho resolveu falar a verdade. 

Indico este livro para alertar para a carência que pode estar dissimulada em pequenos gestos de uma criança.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Centro, Ana Maria Nogueira Pinto 


Livro: Para sempre

Autor: Kim Carpenter

O que você faria se o amor da sua vida de repente não se lembrasse mais de você? Às vezes, o para sempre acaba em um segundo! O que você faria se de repente o amor da sua vida fosse tirado de você de forma inesperada? Foi isso que aconteceu nessa história baseada na vida de Kim e Krickitt Carpenter. 

No livro, Kim conta como conheceu sua esposa por telefone – ela era atendente de uma loja de jaquetas, como se apaixonaram, até o casamento. No final do ano, durante o primeiro feriados juntos desde o casamento, eles sofreram um terrível acidente que mudou completamente a vida dos dois. Krickitt não se lembrava de Kimmer e neme que era casada. Lembrava-se apenas da vida que teve antes dele e do ex-namorado. Foi bem difícil para superar tamanha situação.

Indicação do Bibliotecário do Sesc Centro, Marcelo Augusto Cardoso de Oliveira


Livro: A caixinha de narizes

Autora: Liliana Leão

Você já imaginou ser outra criança por não gostar de como você é? Pois é, isso aconteceu com o tucano. Sabe o que aconteceu?

Há muito tempo, o tucano não estava satisfeito com sua aparência, toda vez que ele ia até o lago ou se via nas poças de chuva ficava triste porque achava seu nariz muito grande e feio. Então, decidiu ir até o doutor papagaio para resolver a situação. O doutor papagaio, famoso por resolver os problemas de todos, pegou sua maleta de narizes e começou a procurar um nariz para o tucano. 

O tucano ficou muito aflito, escolhia um e não gostava, escolhia outro e não gostava. Experimentou vários, mas não gostou. E de repente ele escolheu um e gostou. Mas tinha um pequeno detalhe. O que faz o tucano ser tucano é o seu nariz grande. Então ele teria que trocar de nome. 

Qual nome o tucano passou a ter depois da troca de nariz? Será que ele ficou satisfeito com tamanha mudança? 

Indicação do Bibliotecário do Sesc Centro, Marcelo Augusto Cardoso de Oliveira


Livro: Dez bons conselhos de meu pai 

Autor: Gustavo Cerbasi

Li, gostei e indico o livro “Dez bons conselhos de meu pai: que me ajudam muito a prosperar”,  do autor Gustavo Cerbasi, reconhecido na área de finanças pessoais. Gostei dos conselhos, que são válidos para a vida financeira e pessoal, mantendo sempre o equilíbrio entre as duas. O autor encoraja cada um a sair de sua zona de conforto em busca de uma vida com mais propósito e mais rica em todos os sentidos. Uma leitura leve e inspiradora.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Universitário, Lorena Michelly Borges

 

Livro: Poesia que transforma 

Autor: Bráulio Bessa

O livro Poesia, do autor Bráulio Bessa, traz algumas poesias sobre variados temas. O autor ora nos emociona, ora nos faz refletir com suas palavras rimadas que possuem uma sintonia singular. Amei a leitura!

Indicação da Bibliotecária do Sesc Universitário, Lorena Michelly Borges


Livro: Para todos os garotos que já amei

Autora: Jenny Han

Da escritora norte americana Jenny Han, a trilogia Para todos os garotos que já amei, também com a série em alta na Netflix é uma obra alto astral, para quem ama um clichê (literário e cinematográfico), e para os que gostam de suspirar com uma comédia romântica. Indicado para maiores de 12 anos. 

Lara Jean adora escrever cartas de amor secretas para seus paqueras. Só não contava que um dia elas seriam misteriosamente enviadas!

Indicação da Bibliotecária do Sesc Anápolis, Elisângela Pereira Pinto 


Livro: Dorminhoco

Autores: Michael Rosen e Jonathan Langley

De Michael Rosen e Jonathan Langley, o livro Dorminhoco é um livro infantil certeiro para os pequenos. Envolvente e com a possibilidade de chamar a atenção das crianças com os sons dos animais, é difícil alguma não se apaixonar e se envolver com a história. Todos com o propósito de achar uma solução: fazer o cachorro parar de roncar.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Anápolis, Elisângela Pereira Pinto 


Livro: Animais Fantásticos e onde habitam

Autora: Jk Rowling

De Jk Rowling, Animais fantásticos e onde habitam, faz parte do universo da saga de Harrry Potter. Uma obra de ação, aventura, mitologia, ficção cientifica e fantasia, é recheada de momentos empolgantes e sombrios. Indicado para maiores de 12 anos.

Indicação da Bibliotecária do Sesc Anápolis, Elisângela Pereira Pinto 


Bibliotecas Sesc Goiás


Sesc Anápolis 

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h

Telefone (62) 3902-6950


Sesc Campinas 

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 17h30

Telefone (62) 3522-6450 / 6451


Sesc Centro 

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefone (62) 3933-1732


Sesc Faiçalville 

Horário de funcionamento segunda a sexta, das 8h às 17h  

Telefone fixo e Whatsapp (62) 3522-6350


Sesc Itumbiara 

Horário de funcionamento : segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefone (64) 3430-5591


Sesc Jataí 

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 21h

Telefone (64) 3605-0119


Sesc Universitário 

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 18h 

Telefone fixo e Whatsapp (62) 3522-6150



Ver todas as notícias
Voltar para o topo