Capa da notícia
Competitividade | Publicada em: 22/03/2021

Quer inovar no mercado de trabalho? Invista em tecnologia

Afirmação é do professor da Faculdade Senac, Leonardo Pereira. Segundo ele, para se manter no mercado de trabalho as emprestas precisam estar em constantes mudanças criativas

Por que a tecnologia está em alta no mercado de trabalho? Segundo o professor da Faculdade Senac, Leonardo Pereira, a resposta é: para manter a competitividade. A inovação, a gestão otimizada e a tecnologia são alguns dos fatores que capacitam as empresas a disputarem um lugar no mercado de trabalho.

“Quando a gente fala de inovação, estamos falando também de tecnologia. Hoje, a tecnologia deixou de ser apoio e se tornou estratégia de um negócio”, afirma o professor. Uma prova disso é o aumento no número de contratações de profissionais que atuam na área e a abertura de novos postos que devem continuar acelerada por um bom tempo.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta que o setor de TI deve contratar cerca de 420 mil pessoas em todo o país até 2024. As oportunidades serão para trabalhadores de todas as idades e com níveis técnicos e superior.

“Isso acontece, porque para você criar um aplicativo, por exemplo, você precisa de um profissional da área. Da mesma forma para criar um site ou uma plataforma de delivery. Além disso, a tecnologia pode te ajudar otimizando uma gestão, criando ferramentas que contribuem na sua administração interna”, explica Leonardo.

De acordo com o professor, são muitos os benefícios da automação de processos em uma empresa. Entre eles: melhoria dos resultados, maior produtividade da equipe e aumento do engajamento dos funcionários.

A tecnologia auxilia os colaboradores a se manterem atentos ao surgimento de novas oportunidades e nichos de mercado e o investimento em infraestrutura tecnológica também contribui com a melhoria da forma como a organização é percebida pelos clientes e pelo público em geral.

Profissões do futuro

Diante das demandas, as profissões ligadas a tecnologia já são e serão ainda mais promissoras para os próximos anos, principalmente com a integração entre o real e virtual, conforme o professor da Faculdade Senac. “Mas o mercado exige qualificação. Falta mão de obra e a formação de trabalhadores na área ainda é pequena em relação a necessidade do mercado”, ressalta.

 

 

 

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo