Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 29/03/2021

Ergonomia em casa: Cuidados no home office e durante os estudos

Saiba como melhorar seu ambiente e evitar futuras doenças

Você sabia que o ambiente utilizado para trabalhar e estudar pode interferir em sua qualidade de vida? No Momento Senac Saber desta semana, falaremos sobre isso e daremos dicas de como você pode melhorar o seu ambiente e evitar futuras doenças. 

Diante do cenário de pandemia, entre as recomendações e ações que mais foram adotadas para evitar aglomerações e, driblar a proliferação do novo coronavírus, estão o teletrabalho (home office) e as aulas on-line. Essas foram condutas adotadas por milhares de empresas e escolas, medidas que foram necessárias para manter a economia e o ensino em funcionamento. Mas para evitar que futuramente isso gere uma dor de coluna ou traga maiores doenças é necessário ter um pouco mais de cuidado, com o ambiente utilizado para tal atividade.  

Em uma pesquisa divulgada pela Agência Europeia para Segurança no Trabalho (EU-OSHA), foi identificado que entre as atividades executadas durante o home office, está a necessidade de desenvolver e estabelecer ações para ergonomia do teletrabalho, porque as residências ou locais públicos não são adequados para executar atividades do trabalho. 

Para o dr. Jucemar Lima, médico do trabalho do Sesc-Senac, é necessário ficar atento ao ambiente que é utilizado para trabalhar. “O posto de trabalho em casa nem sempre é o mais correto, mas é necessário evitar o máximo de flexionar a cervical. Quanto mais você forçar a cervical, maior será a tensão muscular e posteriormente transformará em dor. Busque sentar-se de maneira mais ereta possível, evite dobrar a coluna e soltar o corpo, isso não e adequado, pois isso gera um cansaço muscular tanto para os músculos da coluna lombar, quanto da coluna cervical”, orienta. 

 Quer ver na prática se o seu ambiente de trabalho está correto? Então, clique aqui e confira ainda mais dicas que trouxemos para você melhorar seu ambiente de trabalho. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo