Capa da notícia
Tecnologia | Publicada em: 12/04/2021

Biblioteca digital do Senac GO cresce 100% em um ano

Cenário de pandemia mudou os hábitos de leitura dos brasileiros e alavancou acessos

O mundo digital chegou para ficar e disso ninguém duvida. O que muitos não esperavam é que de uma hora para outra toda nossa vida dependesse desse universo tecnológico: aulas online, encontros e festas virtuais, videoconferências, teletrabalho etc. Um levantamento da Statista, consultoria alemã, aponta que devido à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social o mercado de e-books (livros digitais) apresentou um crescimento de mais de 12% no faturamento anual do setor, se comparado a 2019. 

Ao observamos o cenário regional, os números que retratam essa mudança de comportamento também são expressivos. É o caso da Biblioteca Digital do Senac Goiás que em um ano apresentou crescimento de 100% no número de acessos. 

“Temo atualmente 6.805 usuários cadastrados. Só no último ano [2020] alcançamos a marca de 3.402 novos cadastros”, revela o Chefe de Inovação em Educação do Senac Goiás, Cristiano Soares de Souza. 

A mudança de hábito foi algo perceptível na vida da cirurgiã-dentista Júlia Arantes Araújo, de 32 anos. Ela, que lê diariamente por pelo menos 20 minutos, conta que a tecnologia facilitou o processo de leitura e com a chegada da pandemia a leitura digital se tornou ainda mais frequente, pois ela acessa os livros do seu celular, no iBook e pelo Kindle a qualquer hora e local. 

“O livro digital me permite ler sem burocracia. Se ele [e-book] está na minha biblioteca digital, basta selecionar, abrir e ler”, pontua.

Para a consultora de Comunicação Digital Soraia Lima não é possível afirmar que formato o eletrônico substituiu o modo de leitura físico, no entanto, todas as circunstâncias mostram que as pessoas estão buscando cada vez mais conteúdos de rápido consumo. “O consumo dos e-books tem crescido porque eles podem ser lidos no tablet, em leitores digitais como o Kindle e no celular; porque é um formato acessível, em geral são mais barato que os livros físicos e, teoricamente, é bom porque ‘tá na mão’”, avalia a especialista. 

Biblioteca Digital Senac

A Biblioteca Digital do Senac conta atualmente com mais de mil títulos da Editora Senac. No ranking de temas mais lidos estão os e-books de Administração, em primeiro lugar, e de Enfermagem, em segundo. Informática, Estética e Marketing também estão entre as dez áreas mais procuradas.

Quem acessar a Biblioteca Digital, também vai encontrar livros sobre Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Design, Arquitetura, Moda, Educação, Gastronomia e Nutrição, Gestão e Negócios, Meio Ambiente, Segurança e Saúde, Bem-estar e Beleza, Tecnologia da Informação, além de Turismo e Hotelaria, Eventos e Desenvolvimento Social.

Acesso

O acesso à Biblioteca Digital é livre para alunos (de qualquer um dos cursos de curta duração, técnico, graduação ou especialização), instrutores e funcionários administrativos do Senac. 

Os alunos com os dados atualizados receberam o e-mail com as orientações e o link de acesso, que é bibliotecadigitalsenac.com.br. Se não tiver recebido, o aluno pode enviar uma mensagem para bibliotecadigital@go.senac.br informando nome completo, CPF, e-mail e o nome do curso que está matriculado.

Você, aluno, instrutor ou funcionário do Senac, já acessou a Biblioteca Digital? Quais livros você leu? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais no Facebook e Instagram


Ver todas as notícias
Voltar para o topo