Descubra como administrar com eficiência o seu salão de beleza
Instrutor de gestão do Senac Goiás explica que o mercado exige reciclagem e adaptação
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do
mundo, segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International.
Cerca de 7 mil salões formais são abertos por mês no país. Se for
contabilizar os informais, esse número é ainda maior. Conforme a pesquisa, o
setor teve uma taxa de crescimento anual de 8,2% nos últimos 10
anos, movimentando cerca de R$100 bilhões por ano.
Diante desses números, o instrutor de gestão do Senac Goiás, José
Antônio Tavares, garante que administrar com eficiência o salão de beleza é o
segredo para o sucesso. “Cada nicho de mercado tem suas especificações. Neste
tipo de negócio, o empreendedor precisa entender que ele tem um modelo,
estrutura e ambiente moldado para seus clientes”, explica.
De acordo com o instrutor, o empreendedor do mercado da beleza não deve
focar só na questão técnica da administração, mas também estar atento ao
atendimento do cliente. Ele esclarece que layout, equipamentos, móveis, produtos
e funcionários fazem parte da gestão de um salão de beleza.
Para o cabeleireiro, professor e proprietário de um salão de beleza, em
Goiânia, Cristiano Pereira, os desafios da gestão incluem a observação. “Não só pelo
cliente que sempre quer mais, te obrigando a buscar conhecimento e novos
cursos, mas também a própria Vigilância Sanitária, porque você precisa estar
atento a essa questão”, afirma.
Ele e sua esposa são proprietários do salão há 10 anos. Antes de entrar
no mercado da beleza, Cristiano trabalhava como administrador de uma empresa no
Rio de Janeiro. A grande reviravolta da sua vida profissional aconteceu depois
que eles mudaram para Goiânia e resolveram ter uma renda extra. O adicional
financeiro veio por meio dos serviços de cabeleireiro.
“Foi aí que eu escolhi fazer o curso de cabeleireiro no Senac Goiás e me
identifiquei nesta profissão. De lá pra cá, nós fomos aperfeiçoando até
abrirmos o nosso próprio salão”, lembra Cristiano Pereira.
De acordo com o instrutor do Senac, José Antônio Tavares, o caminho escolhido
por Cristiano é a melhor opção. Adaptação e reciclagem fazem parte do
crescimento de um salão de beleza. “É sempre bom lembrar que esse mercado
cresce a cada ano, com novas tendências, por isso você precisa estar atento”,
ressalta.
Dicas de negócio
Veja no vídeo abaixo as entrevistas completas e as dicas do José Antônio
para o gerenciamento de um salão de beleza: