Capa da notícia
Bem-estar | Publicada em: 24/01/2022

O poder da Gratidão: como ele influencia na sua felicidade

Estudos apontam que ser grato melhora a saúde, o sono e os relacionamentos

Temos certeza de que você já leu a #gratidão por aí em algum lugar. A palavra, que no dicionário significa “reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento”, caiu no gosto das pessoas e principalmente na internet passou a ser usada com frequência, com tanta frequência que chegou ao ponto de ser banalizada, gerando o chamado “ranço” em algumas pessoas. Neste contexto, pouco se fala que a Gratidão é uma virtude que pode ser desenvolvida e sua prática, afirmam estudos, ajuda na melhora da saúde física e mental, influencia na qualidade do sono, dos relacionamentos e muito mais. 

“Com o uso cada vez maior das redes sociais e as exposições das rotinas diárias, influenciando a indústria do consumo, é comum vermos imagens apenas do que é bom, padronizado e está na moda. Com isso, cria-se uma falsa atitude de eterna positividade, otimismo e estado constante de felicidade, silenciando, negando ou bloqueando nossas reais emoções”, explica a psicopedagoga Nelma Mendes, coordenadora pedagógica da Faculdade Senac Goiás, sobre a aversão criada por muitos em relação à gratidão.

No entanto, a gratidão não tem a ver apenas com agradecer ou focar apenas as coisas boas da vida, abrindo espaço para o positivismo tóxico. Seu significado e seu impacto vão além. Tanto que tal virtude é alvo de pesquisas, principalmente por parte da Psicologia Positiva (PP), ciência que estuda o bem-estar. Estudos apontam, por exemplo, que o sentimento de gratidão libera o neurotransmissor dopamina em nosso organismo, o que ativa o sistema de recompensa do cérebro, gerando uma grande sensação de bem-estar e prazer no corpo. Além disso, estudiosos da PP afirmam que a gratidão proporciona ao indivíduo mais emoções positivas, mais energia e vitalidade. 

“Quem agradece ganha e quem recebe o agradecimento também. Não existe limite para a gratidão. Quanto mais melhor”, afirma a psicopedagoga.

Gratidão no ambiente escolar

A função da escola vai muito além dos conteúdos, conhecimentos e aprendizagens. Ela não pode perder de vista a humanização dos sujeitos, ou seja, as relações construídas no coletivo do contexto educacional são fundamentais para a formação moral, ética e pessoal.

“Nesse sentido, se faz necessário identificar o sentido e o significado da gratidão junto aos alunos e colaboradores, desmistificando a ideia de que é algo muito grandioso e que por isso não notamos as chances de sermos gratos em nosso cotidiano. A gratidão pode mudar a perspectiva frente à adversidade, tornando-se um exercício diário e consequentemente proporcionando um clima educacional voltado ao bem-estar”, destaca Nelma. 

Num contexto de pandemia, entre ausências, perdas e isolamento social, notou-se a necessidade de maior zelo e cuidado entre as relações. “Como diz nossa saudosa poetisa Cora Coralina, ‘não sei se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas’”, reflete a coordenadora.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo