Publicado em 14/05/2025
Mais de 8 mil pessoas participam da Arena X que celebra a tradição goiana dos pit dogs
- Gastronomia

Evento destacou o patrimônio gastronômico goiano com oficinas do Senac, 20 expositores e shows gratuitos durante três dias de programação
Goiânia recebeu, entre os dias 9 e 11 de maio, o maior festival de pit dogs já realizado na cidade. A Arena X, ponto alto do festival Circuito X, reuniu cerca de 8 mil pessoas na Praça das Artes, no Jardim Goiás, em uma celebração da identidade gastronômica goianiense. Com 20 expositores oferecendo sanduíches exclusivos, oficinas promovidas pelo Senac e atrações musicais gratuitas, o evento valorizou um dos maiores símbolos da cultura popular local: o tradicional x-salada.
Realizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, instituições integrantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros. “O pit dog é um patrimônio afetivo e gastronômico preservado ao longo de gerações. Ao realizarmos esse evento, estamos reconhecendo o valor da cultura popular e também estimulando o empreendedorismo local, a inovação e a formação profissional”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro.
“Estamos promovendo um encontro entre a tradição e a formação profissional, celebrando as raízes e o sabor goiano, ao mesmo tempo em que ajudamos os empreendedores a se reinventarem com qualidade e originalidade”, reforça o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.
Arena X: gastronomia, oficinas e música
O Festival foi dividido em dois grandes momentos, com destaque para a Arena X, que abriu oficialmente a programação. O espaço reuniu 20 expositores, cada um oferecendo um sanduíche exclusivo criado especialmente para o evento. O público também pôde participar de oficinas gastronômicas gratuitas promovidas pelo Senac Goiás, com opções para adultos e crianças, além de curtir atrações musicais diversas em uma estrutura completa.
“O Circuito X é um evento do Senac que valoriza nosso patrimônio cultural gastronômico, os pit dogs. Afinal, não tem em nenhum outro lugar do Brasil. Só aqui em Goiás você encontra esse sanduíche tão característico”, explicou o coordenador de gastronomia do Senac Goiás, Márcio Zago.
Para a estudante de Gastronomia Nara Rúbia Medeiros, a iniciativa fortalece o reconhecimento dos pit dogs como patrimônio cultural. “É de extrema importância para nós, goianos, prestigiar essa tradição. A estrutura está excelente, e espero que tenha no próximo ano e que a cada edição fique ainda melhor. Que venham mais!”, comentou.
Já o presidente do Sindpitdog, Ademildo Godoy, destacou o impacto positivo do festival na valorização dos pequenos e médios empreendedores: “Esse é o momento de mostrar nossa gastronomia e identidade. Pit dog é ponto de encontro, história, família. Só aqui conseguimos vender milhares de x-saladas em três dias. É uma vitrine que muitos de nós não teríamos acesso de outra forma. Vida longa ao Circuito X”.
Música e sabores que marcaram o fim de semana
Durante o Festival, o público não saboreou apenas os x-saladas, mas também curtiu apresentações culturais e shows musicais. Na sexta-feira, o DJ Múcio e a Banda Versário agitaram o público. No sábado, o DJ DuDax e a cantora Grace Carvalho, com participação especial de Danilo Guedes, animaram o palco. No domingo, o encerramento ficou por conta do DJ Bruno e da Banda Venosa.
Entre os destaques gastronômicos, havia sanduíches com combinações inusitadas, um feito apenas com mortadela, outro com toque especial de purê de batata, e até um lanche com impressionantes 1,2 kg. Um verdadeiro festival de criatividade, com os melhores x-saladas da cidade.
E o Circuito X continua
A programação do Circuito X segue até o dia 1º de junho, nos pit dogs participantes. Cada estabelecimento oferece um sanduíche exclusivo criado especialmente para o festival. Uma oportunidade maravilhosa para os goianos continuarem prestigiando essa tradição, espalhada por toda a cidade.