27/12/2018

Postado por Senac Goiás

crédito: Schutterstock Carreira

Ano Novo - Saiba como deixar a preguiça de lado em 2019

Confira o passo a passo para aumentar a sua disposição e acabar com o hábito da preguiça no dia a dia

Universia
Você frequentemente se sente indisposto para sair de casa? Passa o dia todo sentado no sofá enquanto podia praticar alguma atividade física? Se esse é o seu caso, saiba que a principal causa para essas atitudes é a preguiça: um hábito que é programado no cérebro e aplicado na própria rotina.
 
Em geral, pessoas preguiçosas adiam constantemente suas tarefas, como ler um livro, ou terminar algum projeto no trabalho, por exemplo. No entanto, na maioria das vezes, o hábito da preguiça é involuntário: muitos profissionais buscam lutar contra essa tentação de não fazer nada, mas não conseguem, mesmo sabendo que irão arrepender-se futuramente.
 
Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a acabar de uma vez por todas com a tentação de ser preguiçoso:
 
1-Não adie as tarefas mais importantes
Dê prioridade àquelas tarefas que o deixam mais motivado durante o dia. Não adie aquilo que lhe dá mais prazer, como praticar um esporte, por exemplo. Evite preencher o seu dia inteiro com atividades insignificantes, apenas para ter a falsa sensação de estar ocupado com algo. No final, isso não lhe fará bem, e você não terá a sensação de estar feliz com a sua rotina.
 
2- Não perca tempo
Pergunte a si mesmo quanto tempo você tem para cumprir com as suas metas. Em seguida, estabeleça um prazo a si mesmo para cumpri-las. Por exemplo, se você está planejando realizar algum projeto em 2015, imagine que você só terá um ano para conquistá-lo. Com essa mentalidade, as suas prioridades tornam-se urgentes, e assim você terá menos chance de adiá-las.
 
3- Utilize mais as suas manhãs
Na parte da manhã, o cérebro está bem mais descansado do que à noite. Isso se deve ao fato que, de manhã, a sua mente ainda não foi bombardeada com informações, e você se encontra em um estado mais calmo e relaxado. E é nesse momento em que a sua produtividade será maior, portanto, essa é a parte do dia que você deve aproveitar mais. O segredo para fazer as manhãs renderem é dormir cedo e acordar cedo.
 
4- Reflita sobre o seu progresso
Ao final do dia, procure reservar alguns minutos para ter um  feedback sobre o seu próprio progresso durante a mudança de hábito. Pergunte-se: "eu consegui superar minha preguiça hoje?"; "como eu posso melhorar?"; "em quais momentos eu pulei tarefas e fui preguiçoso?". Essas perguntas poderão lhe ajudar muito.
 
A preguiça pode ser extremamente prejudicial para a saúde, pois estimula o sedentarismo e diminui o gasto de energia. É importante que o profissional tenha a consciência de que tanto a energia mental quanto a energia física têm o mesmo grau de importância para a qualidade de vida.

Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado: 8h às 14h