Neste ano de 2021 está em atividade uma nova iniciativa liderada pelo Senac Goiás com o centro de Inovação Senac Infinite. Iniciamos o primeiro programa de incubação para Startups em uma parceria entre a Microsoft e o Senac Goiás.

De um lado está o projeto Senac Infinite, que está inserido dentro de um objetivo de contribuir e aperfeiçoar a qualidade dos empreendedores de Goiás e possibilitar melhores condições para o fomento econômico e capacitar os profissionais do estado. De outro lado está a Microsoft, um dos maiores gigantes de tecnologia do mundo, com o seu programa de Incubação de Startups 100% on-line, de um ano de duração e com capacitação de ferramentas de T.I. para melhorar a qualidade das Startups.

A ideia foi criar um programa de incubação Híbrido, onde as Startups participam do programa de incubação on-line, mas também acontecem com encontros presenciais mensais, para capacitação em termo de modelo de negócio e tecnologias aplicadas às Startups.

Nasceu por tanto um Programa de Incubação inovador e sem custo para a Startup, e também sem necessidade de ter Startups residentes. Esta iniciativa está sendo liderada por Gabriel Schimchak, Chefe da Seção de Gestão, T.I. e Inovação do Senac Goiás, e líder do Senac Infinite. Do lado da Microsoft Brasil, está encabeçando este projeto Marcelo Mendonça Miranda, responsável pela iniciativa Microsoft for Startups, que já tem uma boa atuação no Ecossistema de Startups Brasileiro.

Segundo Marcelo Miranda, o programa Microsoft for Startups é uma oportunidade de levar Startups Brasileiras para uma vitrine mundial, permitindo a interação com equipes de mentores em tecnologia da Microsoft de diferentes partes do mundo. No programa Microsoft for Startup, a Startup tem acesso a uma plataforma de conhecimento e capacitações on-line, e ganha até US$ 25.000 em produtos Microsoft para melhorar a sua empresa, em um período de um ano.

Gabriel Schimchak, do Senac Infinite, pontua que o programa de incubação será híbrido, terá parte on-line e parte presencial. A parte on-line com a plataforma Microsoft for Startups, e a parte presencial serão encontros mensais com as Startups no hub Senac Infinite. Serão tutorias onde o empreendedor da Startup participante terá conteúdos sobre assuntos relacionados a Empreendedorismo e Discussão de Modelo de Negócio de suas Startups.

Gabriel também menciona que o Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA) da UFG vai apoiar este programa de incubação. Alguns dos alunos deste curso de graduação vão participar como mentores de tecnologia de informação e avaliar e ajudar as soluções tecnológicas destas startups. “Será uma excelente oportunidade para juntar alunos do BIA-UFG, com empreendedores que estão vivendo o dia-a-dia do mercado”, complementa Gabriel. O Bacharelado em Inteligência Artificial tem como professores Anderson Soares, Fernando Federson e Leonardo Aves, todos da Universidade Federal de Goiás.

O programa de incubação Microsoft Senac Infinite foi lançado em abril de 2021 e foi divulgado para o Ecossistema de Empreendedorismo de Goiás. Tivemos um total de 10 Startups inscritas em Goiás, e no início de junho de 2021 saíram as Startups aprovadas para participar neste programa: FROTA BANK e GETJUS. Estas duas startups foram selecionadas pela Microsoft, tendo em conta suas propostas de valor, solução e nível de maturidade. A partir de junho, as duas Startups começaram a ter reuniões com a Microsoft.

No início de julho as Startups tiveram as primeiras reuniões com os alunos da UFG e boas ideias começaram a sair. O professor Leonardo Alves do BIA-UFG comenta a reação dos alunos quanto a estas Startups: “Eles saíram da primeira reunião animados e cheios de ideias para colaborar com estas startups”.

A startup FROTA BANK (http://www.frotabank.com.br/ ) é um banco digital direcionado para o público de frotistas e caminhoneiros independentes. Marcus Siekierski é sócio-diretor da FROTA BANK e tem sido um entusiasta desta proposta de incubação hibrida, “a nossa empresa está em um momento muito especial, todo apoio será de grande importância para o lançamento do nosso banco digital” menciona Marcus.

A startup GETJUS (https://www.getjus.com.br/ ) é um aplicativo/plataforma on-line para acesso a advogados e tributaristas em rotinas e tarefas jurídicas e tributárias. Jeonatha Gualberto é o CEO da GetJus e viu nesta oportunidade uma abertura para estar na vitrine mundial que a Microsoft for Startups propicia.

A partir de agosto teremos os encontros presencias das Startups no hub do Senac Infinite, e estas Startups vão poder vivenciar o dia-a-dia no nosso hub. Acreditamos que este programa de incubação será uma primeira iniciativa e colaboração do Senac Infinite para o Ecossistema Goiano. A partir deste primeiro programa, mais oportunidades de incubação vão acontecer e mais eventos, atividades e capacitações serão oferecidos pelo Senac Infinite.