Publicado em 08/08/2025

Alunas da Escola de Idiomas Senac realizam viagem internacional

  • Educação
Alunas da Escola de Idiomas Senac realizam viagem internacional

Experiência foi em Buenos Aires, de 18 a 23 de junho. Alunas de conversação de Espanhol puderam praticar o idioma, aprimorando a fluência na comunicação com moradores locais. Matrículas da escola continuam abertas para esse semestre

Viver a experiência de praticar o idioma no país de origem foi uma ação idealizada pela professora e instrutora do curso de espanhol da Escola de Idiomas Senac, María José Forconi, e realizada em conjunto por um grupo de alunas da turma de conversação da Escola de Idiomas Senac de Goiânia (GO). A viagem aconteceu no período de 18 a 23 de junho passado, para Buenos Aires (Argentina), onde as alunas Marlene, Letícia, Maria Angélica e Rita, e seus acompanhantes, sob a coordenação da professora María José, puderam experenciar a prática do idioma com os moradores da capital argentina, considerada referência cultural da América do Sul.

Esta foi a primeira experiência de uma ação nesse formato em que um grupo de alunas e a instrutora da Escola de Idiomas Senac organizaram uma atividade imersiva internacional. Cada participante pagou todas as despesas do roteiro (aéreo, traslado, hospedagem, passeios turísticos e alimentação). O grupo cumpriu um roteiro previamente planejado, que contemplou o Bairro da Recoleta, Monumento do Obelisco, Avenida Nove de Julho, Teatro Colón, Praça de Maio, no Bairro Monserrat; Feira e o Mercado de San Telmo; Rua Florida; estátua da reconhecida personagem Mafalda; espetáculos de dança no Tango Portenho e no Señor Tango; Confeitaria Ideal; Museu Nacional de Belas Artes; Livraria El Ateneo; Bairro Caminito; La Bombonera, o estádio de futebol do Boca Juniors, dentre outros atrativos turísticos.

“As alunas fizeram todo o curso de Espanhol, estão na fase de conversação e não querem parar”, conta a professora María José. Na avaliação da professora, “a viagem foi um grande sucesso porque elas tiveram a oportunidade de usar o espanhol em situações reais, o que acelera a fluência e aumenta a confiança na comunicação. Além disso, o contato direto com a cultura local amplia a compreensão cultural e torna o aprendizado mais significativo. Os alunos de outros níveis ficaram encantados com a ideia de viajar a lugares que falam espanhol e já manifestaram o desejo de participar de outras agendas que possam ser oferecidas no futuro”, ressalta María José.

Segundo o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, os alunos que têm a oportunidade de realizar viagens internacionais para conhecer outros países e praticar o idioma que estudou só tem a ganhar, porque reforça o aprendizado. “Uma viagem internacional é fundamental para a prática da conversação no idioma daquele país. Os cursos do Senac ampliam os horizontes dos nossos alunos, que além de atestar a importância de aprender uma segunda língua, eles aprimoram seus currículos com certificações reconhecidas internacionalmente”, avalia.

Uma das alunas que foi para Buenos Aires é Maria Angélica Lima Silva Duarte Siqueira, que já finalizou o curso de Espanhol, mas continua nas aulas de conversação. Ela conta que gosta muito de viajar e já realizou outras viagens internacionais, mas esta foi sua primeira imersão que buscou experenciar a prática do idioma. “Foi a primeira viagem com o objetivo de colocar em prática o idioma que já estudamos há cinco anos. Por mais que eu já tenha feito outras viagens internacionais, essa, especificamente, com as amigas do curso de espanhol, foi pensada com o objetivo de fortalecer a amizade entre nós e, sobretudo, ouvir o idioma falado pela população local, com o objetivo de interagir com eles o máximo possível”.

“Conheço alguns países e avalio que toda viagem é uma experiência muito gratificante”, continua a aluna, “desde que as pessoas se coloquem abertas para isso. Da mesma forma que as alunas de espanhol puderam ir para Buenos Aires, sugiro que alunos dos demais cursos possam viajar para outros países, para que possam viver uma experiência tão bacana como esta que a gente viveu. Minha avaliação sobre a viagem é, portanto, extremamente positiva. Acredito que todas as pessoas que estudam um segundo idioma deveriam ter a experiência de praticar o idioma naquele país, vivenciando a cultura, a gastronomia, a geografia, a história e a antropologia. Só com essa imersão é que de fato a pessoa pode se aprofundar na experiência. A gente volta com novidades e enriquecemos nossa história. Viajar é trocar a roupa da alma”, completa Maria Angélica.

A aluna da turma de conversação do curso de Espanhol e professora / instrutora de inglês da Escola de Idiomas Senac, Letícia Morgado Deleu, fez parte da excursão e diz que a sua experiência na viagem com o grupo para a Argentina foi sua primeira viagem com alunas e a professora. “Foi uma viagem incrivelmente inspiradora. Já conheço a Argentina, mas viajar com a professora e as colegas de classe foi muito especial. Colocar em prática o que estudamos em sala de aula foi concretizar a riqueza do aprendizado de idiomas. A viagem foi incrível”, ressalta. “Avalio como um dos momentos mais ricos de aprendizagem e prática da língua espanhola. Importante ressaltar que a companhia da professora María José, que é argentina, abrilhantou a experiência. Sou muito grata pela oportunidade de conhecer pessoas tão abertas a novas experiências. O mais positivo foi ter uma experiência internacional para encerrar o semestre e praticar o idioma”, conclui Letícia Deleu.

As matrículas da Escola de Idiomas Senac estão abertas para esse semestre e quem se interessar pode acessar as unidades conforme informações abaixo. A instituição de ensino integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro, tem unidades em Goiânia, Caldas Novas, Itumbiara, Jataí e Rio Verde. Em Goiânia, a Escola de Idiomas oferece cursos de inglês, espanhol, francês e alemão, além de módulos especiais de conversação nesses mesmos idiomas e turmas voltadas para o público infantil, adolescentes, adultos e pessoas da melhor idade.

O idioma Inglês, também está disponível em Caldas Novas, Itumbiara, Jataí e Rio Verde. As aulas são realizadas nos turnos da manhã, tarde, noite e aos sábados pela manhã. A Escola de Idiomas Senac faz parte do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Unidades da Escola de Idiomas Senac

Escola de Idiomas Senac – Goiânia

Rua C-224, nº 101, Jardim América | Telefone/WhatsApp: (62) 3250-8052

Escola de Idiomas Senac – Itumbiara

Rua Severiano de Paula, Qd. 02, Lt. 17, Setor Bela Vista | WhatsApp: (64) 3430-5500

Escola de Idiomas Senac – Jataí

Avenida Itarumã, esquina com Rua Santos Dumont, nº 1.394, Qd. 01, Lt. 01, Setor Oeste | WhatsApp: (64) 3631-3040

Escola de Idiomas Senac – Rio Verde

Rua Ilídio Leão, Qd. 17, Bairro Vitória Régia | WhatsApp: (64) 3622-5529

Escola de Idiomas Senac – Caldas Novas

Avenida Tiradentes, Qd. 08 SRC, Lotes 08-C e 08-D, Estância Itanhangá | WhatsApp: (64) 3453-1241