Publicado em 25/09/2025

Escola de Idiomas do Senac Goiás visita sede da ETS nos Estados Unidos

  • Educação

Equipe conheceu de perto métodos de elaboração e avaliação aplicados mundialmente em exames como o TOEFL

 

No dia 11 de setembro, a Escola de Idiomas do Senac Goiás realizou uma visita técnica à sede da Educational Testing Service (ETS), em Princeton, Nova Jersey (EUA). Reconhecida como uma das instituições mais renomadas do mundo na elaboração e aplicação de testes educacionais, a ETS é responsável por exames de alcance internacional, como o TOEFL, GRE e SAT. Sem fins lucrativos, toda a receita gerada pela organização é revertida em pesquisas na área de avaliação.

O Senac Goiás foi a única instituição brasileira convidada a acompanhar de perto a metodologia e os processos inovadores utilizados pela ETS na criação, validação e aplicação de testes em diversos países. O convite partiu da Mastertest Educational, distribuidora exclusiva dos exames de proficiência no Brasil há quase 20 anos, que atende instituições de referência, como o Ministério da Educação (MEC) e o próprio Senac. A empresa tem como prática custear visitas à ETS para representantes da área educacional, promovendo a aproximação com o maior centro de pesquisa e desenvolvimento de testes de proficiência do mundo.

Para Mariza Troncoso, CEO da Mastertest, a iniciativa proporciona uma vivência única. “É inspirador entender a ciência envolvida na elaboração desses testes, aplicados em mais de 180 países. Eles desempenham um papel essencial na mensuração do aprendizado em escala global, oferecendo acompanhamento baseado em evidências internacionalmente reconhecidas”, afirmou.

Ela destacou ainda que a Mastertest tem contribuído ativamente para o movimento bilíngue no Brasil, apoiando escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio no processo de ensino do inglês como língua franca. “É impressionante observar como cada questão é selecionada, inserida em um vasto banco de dados e posteriormente analisada sob diferentes aspectos culturais. Tecnologia, psicometria, estatística e equipes multidisciplinares de PhDs em linguagem integram esse ecossistema da ETS. É fundamental que nossos parceiros conheçam essa estrutura para se inspirarem e acreditarem ainda mais no futuro do ensino de inglês no país”, completou.

Representando o Senac Goiás, a gerente da Escola de Idiomas, Carolina Maiara, ressaltou o impacto da experiência. “Essa oportunidade reforça a importância de alinhar nossas práticas pedagógicas a padrões globais de avaliação. Conhecer a estrutura e os métodos de uma instituição de referência mundial amplia nossa visão de qualidade, confiabilidade e inovação nos processos de ensino e avaliação. Isso influencia diretamente a preparação de nossos professores e alunos para desafios acadêmicos e profissionais”, destacou.

Um dos momentos mais importantes da viagem, segundo a gerente, foi a apresentação dos resultados dos alunos do Senac Goiás à equipe da ETS. “Eles ficaram impressionados com o desempenho dos nossos estudantes, especialmente das crianças e dos adolescentes, um público que, normalmente, ainda não apresenta nível tão elevado em testes internacionais. Ver nossos alunos acima da média foi motivo de grande satisfação”, completou Carolina.

O diretor regional do Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, também comentou sobre a relevância da visita. “Mesmo não podendo estar presente na viagem por compromissos já assumidos, acompanhei de perto a programação e fiquei extremamente satisfeito com os resultados. Essa aproximação com a ETS reforça nosso compromisso de oferecer um ensino de idiomas moderno, conectado às melhores práticas internacionais e às demandas do mercado de trabalho”, afirmou.

A visita integra as ações e esforços do Senac Goiás para oferecer a estudantes e professores contato com metodologias e padrões internacionais de excelência em ensino de idiomas, fortalecendo o compromisso da instituição com uma formação de alta qualidade e alinhada as exigências e necessidades do mercado.

 

Exame TOEFL

O TOEFL é a sigla para Test of  English as a Foreign Language. É um teste que avalia a proficiência em inglês de falantes não nativos. É utilizado por mais de 11.500 instituições em mais de 160 países, incluindo universidades no Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos, por exemplo, 90% das instituições de ensino superior preferem o TOEFL a outros testes de proficiência.

O TOEFL é o principal teste de comunicação acadêmica em inglês, confiável e aceito para estudos, trabalho e imigração em todo o mundo.  Administrado pela ETS, o exame é uma porta de entrada para diversas universidades internacionais, sendo reconhecido como referência de confiança por escritórios de admissão em universidades estrangeiras em todo o mundo.

Estatísticas apontam que mais de 90% dos participantes do TOEFL são aceitos na primeira ou segunda universidade de escolha. Além disso, quem se prepara para o exame já chega ao ambiente acadêmico com vantagem na experiência em inglês acadêmico, amplamente utilizado nos anos seguintes da graduação.