Publicado em 13/11/2025

Senac Goiás realiza curso master sobre inteligência artificial para gestão pública

  • Educação

Servidores públicos de Goiânia e Caldas Novas participaram do curso de inteligência artificial para gestão pública, nos dias 12 e 13 de novembro, na sede da Fecomércio

Nesta semana, dias 12 e 13 de novembro, na sede da Fecomércio, em Goiânia, cerca de 30 servidores públicos da administração direta e indireta, autarquias, empresas estatais de Caldas Novas e Goiânia participaram do curso premium ‘Inteligência Artificial (IA) para gestão pública’, sob a instrutoria de Paolo Petrelli. Ele é especialista em Gestão de Vendas pela Universidade de São Paulo (USP) e com ampla experiência em inovação, IA generativa e automação aplicada a diferentes contextos organizacionais.

O foco da capacitação foi para aumentar a eficiência, transparência e qualidade dos serviços públicos entregues aos cidadãos. Com metodologia interativa e orientada para resultados, o curso foi estruturado numa programação em que entregou 70% do tempo com atividades práticas; 20% com parte teórica e mais 10% de discussão e simulação, com troca de experiências entre os participantes. Eles focaram na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos para a melhoria dos serviços oferecidos à sociedade.

Os alunos puderam acompanhar demonstrações ao vivo de uso de ferramentas da IA na montagem de planilhas, projetos, orçamentos, agendas de atendimento ao público, além de exercícios adaptados a casos reais da administração pública. Explanação dos conceitos essenciais de inovação, transformação digital no setor público, fundamentos da IA generativa e metodologias como design thinking e design sprint voltadas para políticas e serviços públicos foram os temas teóricos.

“Nesse curso, levamos a proposta de mostrar os fundamentos da inovação disruptiva e sua aplicação no setor público, além do instrutor orientar para que os alunos pudessem desenvolver soluções, utilizando ferramentas da IA, com aplicação direta no atendimento ao cidadão. Buscamos contribuir com a performance profissional dos participantes”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro.

O diretor regional do Sesc Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, lembra que, “o Senac Goiás foi pioneiro na oferta do primeiro curso técnico de inteligência artificial e, por isso, tornou-se referência para todo o país. A instituição está cumprindo com sua missão de educar para o mercado de trabalho e é isso que temos feito na preparação desses profissionais, para que eles possam se destacar e desempenhar suas atividades de forma exitosa. Nossas equipes estão trabalhando para que em 2026 novos cursos de IA estejam na grade de programação, atendendo o mercado e capacitando o público interessado”.

Segundo o coordenador dos cursos de gestão e comércio do Senac Goiás, Robson Azevedo, “o curso de IA foi criado a partir de demanda crescente do mercado de trabalho para o uso de ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao sistema de gestão. Neste ano já tivemos o curso de IA para negócios que foi direcionado para a iniciativa privada e, agora, estamos com essa segunda edição focada na gestão pública. Os participantes precisam das ferramentas de inteligência artificial para conseguirem mais produtividade na rotina diária da gestão pública. Nossa proposta nesse curso foi, portanto, oferecer ferramentas de IA que possam apoiar esses servidores para que eles passem a desenvolver seus trabalhos com mais assertividade e mais produtividade”.

O instrutor Paolo Petrelli é administrador e foi cofundador da Associação Brasileira de Startups (ABS) e ele diz que sua história começou com as startups. “Venho do mercado de startups. Em 2010 fui um dos primeiros profissionais a trabalhar nesse campo em Goiás e na Região Centro-Oeste. Desde então, empreendi nesse universo da cena startup. Ajudei empreendedores a captar recursos para seus projetos inovadores, de investidores nacionais e internacionais, totalizando entre oito a 20 milhões de reais de captação. Atuo como mentor e consultor para médias e grandes empresas no país”.

“Nesse curso do Senac Goiás apresentamos a IA aplicada, mostramos como que ela está disponível e a pessoa só precisa se cadastrar e aplicar no dia a dia. Mostramos o quanto a IA é necessária no poder público, pois ela já se tornou uma competência, auxiliando, inclusive, que os governos se tornem mais competitivos. A provocação que trazemos no curso é mostrar que o setor público precisa adotar essas ferramentas disponíveis e aplicar imediatamente. Deixar a IA executar no operacional e o servidor pensar e atuar de forma mais estratégica”, completa Paolo Petrelli.

As atividades educacionais do Senac Goiás integram as ações do Sistema Fecomércio Sesc Senac, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema é vinculado à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob a presidência de José Roberto Tadros.