Publicado em 17/11/2025
Senac Goiás compôs programação do MESA SP com seus chefs e levou produtores artesanais para seu estande
- Gastronomia
Considerado o maior evento de gastronomia da América Latina – MESA SP – aconteceu de 30 de outubro a 1º de novembro, no Memorial da América Latina, São Paulo (SP). Senac Goiás foi parceiro e a realização foi da plataforma Mundo Mesa e revista Prazeres da Mesa
O Senac Goiás foi parceiro e marcou presença na última edição do MESA SP com seus chefs Danilo Campos (assessor especial de gastronomia do Senac Goiás), Márcio Zago (coordenador de gastronomia do Senac Goiás) e Willian Albuquerque (chef do Restaurante Escola Cora do Senac Goiás). O evento aconteceu entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP).
‘Cozinha de amor sem fronteiras: a gastronomia necessária’ foi o tema do MESA SP que discutiu o papel social, cultural e afetivo da culinária. Reconhecido como o maior evento de gastronomia da América Latina, o MESA SP reuniu profissionais da gastronomia nacionais e internacionais. A realização do MESA SP foi assinada pela plataforma gastronômica Mundo Mesa e pela revista Prazeres da Mesa.
Na programação teve palestras, aulas-shows, degustações, feiras, jantares magnos em restaurantes da capital paulista, dentre outras atividades. O público teve a oportunidade de conferir diferentes universos da gastronomia, tais como, confeitaria, vinhos, cafés, cozinha japonesa, italiana e brasileira representada pelas cinco regiões do país. De acordo com a organização, o resultado foi um grande caldeirão de aprendizado, aromas e descobertas, que aproximou o público da rotina real das cozinhas profissionais.
Segundo o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, “o Senac redobrou seus esforços para que Goiás estivesse representado no MESA SP. É um dos maiores eventos de gastronomia da América Latina e foi uma vitrine internacional para os goianos. Nossos chefs e produtores artesanais que expuseram seus trabalhos no estande do Senac demostraram o quanto a culinária goiana é valiosa. Além de afetiva, a nossa comida carrega nossos saberes e sabores”.
“Nossos chefs participaram de importantes agendas no MESA SP, compartilhando conhecimento nas aulas-shows, participando de mesa-redonda e entregando pratos com muito sabor goiano. Nossa goianidade foi saboreada pelo público que esteve no evento”, destacou o diretor regional do Sesc Senac goiás, Leopoldo Veiga Jardim.
O público do MESA SP teve desde profissionais da gastronomia, pesquisadores, estudiosos, empreendedores, produtores, convidados e demais apreciadores da boa comida.
Chefs do Senac Goiás realizaram pratos para o jantar magno no terraço Jardins do Hotel Renaissance, dia 31/10, além de ministrarem aulas-shows dias 30/10, com Danilo Campos; 31/10, com Willian Albuquerque; e 1º/11, com Márcio Zago. Na mesma data, o chef Márcio participou de uma mesa-redonda, que tratou sobre o assunto ‘hospitalidade’.
Segundo o coordenador de gastronomia do Senac Goiás, chef Márcio Zago, “o Senac Goiás esteve presente no MESA SP, cujo tema foi ‘Cozinha de amor sem fronteiras’ e, de fato, para nós esse tema fez jus e muito sentido, principalmente para o Senac Goiás, para a cultura do nosso povo e para a nossa história porque conseguimos romper com uma barreira no maior congresso de gastronomia da América Latina. Levamos um pouco de Goiás para esse evento tão grandioso, que reuniu chefs do Brasil, da América Latina e do mundo inteiro. Foi incrível”, avaliou.
“Afinal de contas”, continua Zago, “pudemos mostrar o que Goiás tem de melhor, pois, ao longo do evento, estivemos em três aulas-shows ministradas pelo chef Danilo Campos, dia 30/10; chef Willian Albuquerque, dia 31/10; e por mim, no dia 1º/11. Ainda no dia 31/10 fizemos o jantar magno no terraço Jardins, do Hotel Renaissance. Nós mostramos a resiliência de um povo e a força do bioma cerrado goiano. E, mais do que isso, tivemos a oportunidade de mostrar que o Senac Goiás está fazendo a diferença na nossa região e o quanto nós podemos, por meio da educação, transformar e fortalecer todo esse cenário”.
O chef do Restaurante Escola Cora do Senac Goiás, Chef Willian Albuquerque, lembrou que, “fez a releitura do steak tartare cem por cento goiano e foi muito bem aceito. Tivemos uma troca e enriquecimento gigantescos. Fiquei muito feliz e honrado por estar no MESA SP, representando o Senac Goiás”.
Para o assessor especial de gastronomia do Senac Goiás, Chef Danilo Campos, “participar de um evento tão importante para a América Latina é a chance que a gente teve de levar a nossa cultura para o povo e exportar nossa gastronomia de maneira exponencial. Goiás não é um coadjuvante. Goiás é protagonista. E esse foi o grande desejo que o Senac Goiás teve de mostrar não só para o Brasil, através do MESA SP, mas para o mundo, que somos protagonistas e não precisamos copiar o exterior. Nós tivemos a chance de levar e apresentar as nossas raízes como forma de revolucionar toda a cadeia produtiva da gastronomia. Estar no MESA SP foi um conforto e uma motivação para consolidar Goiás como um dos maiores polos gastronômicos, não só do Brasil, mas do mundo, através da gastronomia e do bioma que o cerrado é capaz de proporcionar”.
As empreendedoras goianas e produtoras artesanais de alimentos, Adriana Lira e Neusa Bandeira, receberam o apoio e expuseram seus produtos no estande do Senac Goiás no evento. Neusa Bandeira é apicultora, reside em Abadiânia (GO), e considerou a que a experiência foi muito positiva. “Participei do MESA SP com apoio do Senac Goiás e foi um trabalho espetacular. Foi uma experiência inovadora porque tive a chance de mostrar meus produtos artesanais vindos do mel, de própolis e da cera da abelha. Foi uma oportunidade única e aproveitei ao máximo. Só tenho a agradecer ao Senac Goiás por todo apoio”.
Adriana Lira é goiana e doceira. Ela considerou muito importante o incentivo que recebeu do Senac Goiás para expor seus produtos no MESA SP. “A experiência de participar do MESA SP foi excelente. É muito importante ter esse incentivo para o pequeno produtor artesanal, os queijeiros, as doceiras e todos que trabalham com o artesanal na gastronomia, porque passamos por muitas dificuldades. Nós precisamos de incentivo, de união e ter o Senac Goiás junto conosco”.
Ela disse que, “morando há tempos em São Paulo e, cada vez mais, constato que nós precisamos trabalhar muito com a nossa goianidade, porque temos produtos excepcionais, excelentes. A nossa comida é muito própria, muito rica e todo mundo que conhece a comida goiana a fundo fica completamente impressionado. A doçaria, a comida salgada, o empadão, a pamonha são coisas nossas. Ter incentivo do Senac Goiás para trazer tudo isso para o MESA SP e para o Brasil é fundamental para o nosso trabalho e para Goiás”.
O Senac Goiás é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem n presidência o empresário Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.