Publicado em 07/08/2026

Senac Goiás forma policiais militares em Defesa Cibernética para fortalecer a segurança pública

  • Tecnologia

Formação iniciou neste mês de agosto e tem carga horária de 1200 horas. Para corporação, quem ganha é a sociedade, que contará com uma polícia mais bem preparada

Teve início neste mês de agosto o curso Técnico em Defesa Cibernética para a turma da Polícia Militar do Estado de Goiás. Com carga horária de 1200 horas, a formação atende 30 policiais que atuam no serviço de Inteligência da PM. As aulas acontecem na unidade Senac Cora Coralina (localizada na Avenida Independência, em Goiânia) que foi recentemente reinaugurada e é o novo polo de tecnologia do Senac Goiás.

O curso é uma parceria entre Senac e Polícia Militar e visa formar profissionais capacitados para planejar, implementar e gerenciar soluções de segurança cibernética para a Corporação. “A Defesa Cibernética faz parte da informação e da contrainformação em inteligência na PM, desde a defesa de sistemas à consulta de dados, entre outros”, afirma o tenente-coronel Carlos, comandante de Gestão Estratégica, Processos e Conformidade da PM GO. Ele destaca ainda que a formação visa tornar o trabalho mais efetivo e quem ganha com isso é a sociedade, que contará com uma polícia mais bem preparada.

Entre os conteúdos abordados no curso técnico estão programação com ênfase em Defesa Cibernética utilizando Python, criptografia, computação em nuvem com ênfase em defesa cibernética, gerenciamento de redes de computadores, Ethical Hacking, investigação de códigos maliciosos por meio da análise de malware e da engenharia reversa, testes de vulnerabilidade em aplicações web, técnicas de ataque e defesa cibernética (PENTEST) e investigações forenses computacionais.

O coordenador de TI do Senac Goiás, professor Stefany Mendes de Souza, pontua que a importância da defesa cibernética dentro da segurança pública “não se limita à proteção de infraestruturas, mas abrange diretamente a capacidade investigativa dos Policiais Militares que estão recebendo a formação do Senac. Isso se dá por meio da inteligência aplicada, da análise forense computacional e do rigoroso tratamento de evidências digitais, garantindo a materialidade dos delitos em um cenário onde o crime é cada vez mais digital.”

Souza destaca que a atualização constante dos profissionais “é vital porque as táticas do cibercrime evoluem diariamente”. Ele também reconhece que quem ganha é a sociedade goiana. “Quando a população percebe que os profissionais de segurança pública possuem o domínio tecnológico necessário para investigar e neutralizar crimes digitais, estabelece-se uma relação de altíssima confiança e credibilidade, fundamental para a manutenção da ordem”, aponta.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, a transformação digital exige profissionais cada vez mais preparados para enfrentar desafios que evoluem diariamente. “Ao levar essa formação técnica aos policiais militares que atuam na Inteligência, o Senac Goiás reafirma seu compromisso de colocar a educação profissional a serviço da sociedade. Essa parceria fortalece a segurança pública, amplia a capacidade de resposta da Polícia Militar diante dos crimes cibernéticos e demonstra como o investimento em qualificação é capaz de gerar benefícios diretos para toda a população goiana”, alega.

O diretor regional do Sesc, Leopoldo Veiga Jardim, acrescenta que o curso Técnico em Defesa Cibernética foi desenvolvido para formar profissionais aptos a atuar em um cenário em que as ameaças digitais se tornam cada vez mais complexas. “Disponibilizar essa formação para a Polícia Militar representa a união entre a expertise do Senac em educação profissional e as necessidades reais da segurança pública. Mais do que ensinar ferramentas e técnicas, estamos preparando especialistas capazes de proteger sistemas, preservar evidências digitais e apoiar investigações com excelência técnica, contribuindo para uma atuação policial ainda mais eficiente”, constata.

O Senac Goiás integra o Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro, e faz parte da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.