Capa da notícia
Inspiração | Publicada em: 12/04/2023

Idoso de 91 anos frequenta aulas de informática no Senac Jataí

Ele se matriculou após convite do neto e hoje estuda junto com a namorada Helena, de 74 anos

O aposentado, Alcides Cruzeiro da Costa, de 91 anos é um dos alunos da turma do curso de informática básica do Senac Jataí. Ele se matriculou no curso após o convite do neto, Ariston Silva Costa, que também é gerente da unidade. Ele é o mais velho da turma e segundo o neto Alcides, o convite não foi aceito de primeira, o idoso teve receio de conhecer o computador, mas agora faz questão de comparecer em todas as aulas. “Eu combinei com ele de fazer a matrícula, aí ele ficou enrolando, dizia que por causa da idade seria complicado, mas hoje ele fica me esperando ansioso para trazê-lo para a aula. Ele me liga e fala pra não esquecer de trazer pra aula e que já vai ficar pronto, aí eu falo: vô, pode ficar tranquilo que eu passo e trago o senhor e depois eu levo para casa”, detalhou Ariston.

Ariston explica que esse é o primeiro curso que o senhor Alcides faz no Senac, e as aulas foram iniciadas em fevereiro e tem duração até maio deste ano. Segundo o neto, ele vem se superando a cada dia, pois tudo é novidade para ele. “Todos os dias, ele e os colegas de turma conquistam um novo conhecimento, já que o computador é um objeto desconhecido pra eles. Agora ele está começando a aprender a manusear o mouse e está trabalhando a coordenação motora, já que esse foi o primeiro contato com o computador, porque até então ele só tinha mexido no celular”, destacou.

O senhor Alcides também tem um motivo especial que o faz estudar com dedicação e assiduidade, ele tem a companhia da namorada, Helena Eurípedes da Silva, que também é aposentada, tem 74 anos e faz parte do grupo social de idosos do Sesc Goiás, o Vida Plena.

O patriarca de uma extensa família já morou na fazenda, trabalhou como açougueiro na cidade de Jataí, tem 11 filhos, 29 netos, 39 bisnetos e dois tataranetos. Ele falou como tem sido seu processo de superação e esforço. “Meu neto Ariston me convidou para vir fazer o curso e na hora que ele falou, eu falei: não vai dar por que estou com a idade já avançada, mas aí devagarzinho é a primeira vez que eu mexo no computador e tá muito bom”, relatou Alcides.

A aposentada, Altair da Luz, também aprova com um sorriso no rosto a experiência de estudar informática. “É uma experiência nova, um aprendizado novo, porque a primeira vez a gente não sabe nem ligar o computador e é bom para aprender, assim como uma criança que vai pra escola no primeiro ano de aula para estudar as coisas”, compara.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, elogiou a disposição do senhor Alcides. “Vemos que quando a pessoa tem coragem de fazer alguma coisa, as limitações da idade se tornam meros detalhes. Participar das aulas garante um aprendizado onde a pessoa conquista não só a evolução intelectual e a lidar com o computador, mas tem um momento de socialização com os colegas e corpo docente da escola e o senhor Alcides está de parabéns pela dedicação no curso de informática”, comenta.

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, explica que algumas das aulas que o curso possui são de digitação, desenho e jogos para aprender manusear o mouse, entre outros aspectos. “Os cursos voltados para os idosos são muito importantes para gerar aprendizado, tornando um tempo que seria ocioso em um momento de conhecimento, amizade e alegria”, finaliza.

O curso de informática para idosos é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.


Confira a matéria completa:



Ver todas as notícias
Voltar para o topo