Capa da notícia
Cultura gastronômica | Publicada em: 26/04/2023

Senac Goiás participa da Semana de Gastronomia Regional

Serão apresentadas releituras modernas inspiradas nas receitas da poetisa goiana, Cora Coralina

O Senac Goiás participa, nos dias 23 e 24 de maio, da Semana de Gastronomia Regional, evento realizado pelo departamento Nacional do Senac com o objetivo de divulgar as especificidades culinárias de cada região do Brasil. A cada edição, o evento promove a participação de um regional que produz e oferece as receitas típicas do seu Estado ao público. A semana da Gastronomia Regional acontece no restaurante escola do Senac em Brasília.

Nesta edição da Semana de Gastronomia Regional, o regional Goiás irá juntar a gastronomia goiana, inovação e modernidade prestigiando a rica cultura culinária da região de uma forma contemporânea e criativa. Serão utilizados ingredientes e técnicas tradicionais da gastronomia goiana em pratos mais modernos e sofisticados, criando uma fusão entre o passado e o presente.  “Além disso, vamos explorar a história e a vida de Cora Coralina em criações gastronômicas, utilizando suas obras literárias como inspiração”, afirmou o diretor regional do Senac, Leopoldo Veiga Jardim.

Já o presidente do sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, exalta a cultura da culinária da região central do Brasil. “A gastronomia goiana é uma experiência sensorial única, é uma verdadeira celebração da vida, da tradição e da cultura”, destaca.

Cora Coralina

Cora Coralina é considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX, e uma das principais representantes da literatura goiana. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo, não apenas por suas obras literárias, mas também por sua personalidade forte e independente.

Além de ser uma escritora talentosa, Cora Coralina também é reconhecida por sua relação com a gastronomia. Além de suas obras literárias, Cora era conhecida por sua habilidade na cozinha, onde preparava pratos típicos da culinária goiana, utilizando ingredientes locais e valorizando a cultura alimentar de sua região.

Em seus livros, Cora Coralina traz referências à gastronomia em diversas passagens, descrevendo pratos e sabores que remetiam à sua infância e às tradições culinárias da região do Vale do Rio Corumbá, onde nasceu. Em algumas de suas poesias, por exemplo, ela fala sobre o "arroz com pequi", prato típico goiano que é um dos mais famosos da culinária local.

Cora Coralina também deixou um legado para a gastronomia goiana, inspirando muitos chefs e cozinheiros a valorizarem a culinária regional e utilizarem ingredientes típicos em seus pratos. Além disso, sua obra literária também contribuiu para a preservação da memória culinária do estado de Goiás, resgatando receitas e sabores que fazem parte da identidade cultural da região.

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo