Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 19/06/2023

Cuidados para tornar a transição capilar mais rápida

Coordenadora de beleza do Senac Goiás explica que os cuidados adequados influenciam no tempo de transição dos fios

 A transição capilar é um processo no qual as pessoas que desejam ter de volta seus cabelos naturais, sejam cacheados, de cor natural ou até mesmo para assumir os fios brancos, deixam de realizar químicas de alisamento ou de alteração da cor. É comum que muitas mulheres, durante a sua infância, ou adolescência tenham sido influenciadas a alisarem o cabelo, mas hoje sintam vontade de ter a estrutura ou a cor do fio natural. 


A coordenadora de beleza do Senac Goiás, Bruna Freitas, explica que ter os cuidados adequados influenciam no tempo de transição dos fios. “É preciso saber que para voltar a ser cacheada, é necessário respeitar o tempo de crescimento do cabelo e ter muita paciência. Essa transição ocorre em média de dois a três anos para um comprimento médio, então, é muito tempo de espera, mas se você deseja realmente voltar a ser cacheada, é importante ter esse tempo de pausa de químicas, chapinha e qualquer tipo de aquecimento e modificação desse fio, pois senão esse período pode aumentar para até cinco anos”, ressalta. 


De acordo com ela, uma forma de finalizar a transição de maneira mais rápida é cortando esses fios. “Se você está com o cabelo mais longo e decidiu passar pela transição, é importante que você comece a fazer esses cortes. Esses cortes podem ser pequenos todos os meses, ou podem ser cortes mais longos, o que a gente chama de BC, que é o big chop e são cortes um pouco maiores. Tem mulheres que cortam palmos, ou até mesmo raspam o seu cabelo para que ele cresça logo de uma vez já cacheado”, explica. 


Uma outra transição bem comum e recorrente nesses últimos é a da cor, tanto para quem tem fios brancos ou para quem quer realmente voltar a ter a cor natural do cabelo. “Nesse caso, é preciso fazer a mesma coisa do cabelo cacheado, vir cortando esse cabelo. Se você é loira e quer voltar a ter um cabelo mais escuro, a dica é colorir essa parte que já está descolorida para que ela aproxime ou realmente fique da mesma cor da sua raiz. Então esse cabelo vai crescer mais rápido e essa parte que foi danificada, vai ficar camuflada até você eliminar 100% desse cabelo tingido”, pondera. 


Bruna explica que se for um cabelo branco, é possível descolorir até chegar a uma graduação parecida com a cor da raiz, que está despigmentada pelo branco e deixar esse cabelo ir crescendo e cortando também. “A transição sempre termina no corte. Então, é realmente o corte que vai fazer essa limpeza desse fio, eliminando essa parte que está colorida de uma forma que não seja da raiz natural, ou modificada por meio de química de alisamento”, frisa.  


Confira algumas dicas da coordenadora do Senac para acelerar o processo de transição capilar: 


Cuide da saúde  


É importante que durante essas transições exista um cuidado especial tanto com a saúde do corpo, quanto com a saúde do fio. É importante verificar se as vitaminas do corpo estão nos níveis corretos. Vá até um médico dermatologista que ele vai analisar se os seus nutrientes estão corretos para ajudar o cabelo crescer de acordo com o esperado.  


Faça o cronograma capilar 


Além de evitar os processos químicos com produtos, chapinhas ou secadores, é interessante fazer o cronograma capilar, para que esse cabelo possa nascer saudável. Com isso, esses cachos vão crescer mais definidos e esse branco vai vir mais estruturado porque a gente sabe que o branco é um pouco mais ressecado pela falta de pigmento, então a hidratação e a reposição de vitaminas são importantes para que esse processo seja mais rápido;  


Não faça de jeito nenhum 


Uma coisa que você não pode fazer em nenhuma hipótese é alisar esse cabelo novamente. Se isso acontecer, você vai dar um passo para frente e três para trás; 


Cuidado com as dicas milagrosas  


Algumas fórmulas caseiras que prometem acelerar essa transição capilar nem sempre são uma boa opção. Tenha atenção com essas dicas e fórmulas caseiras, pois geralmente elas não dão muito certo. É importante realmente que você tenha o tempo de pausa de todas as químicas e processos para que esse cabelo se desenvolva mais rápido;  


Invista em penteados 


Uma boa dica para quem está passando por transição capilar e já está com uma divisão entre o cabelo liso e o cacheado é apostar nos penteados, principalmente tranças, coques bem elaborados ou então os bigudinhos, que são modeladores de cachos que não danificam o cabelo; 


Tenha paciência 


A dica chave é tenha calma! Espere, use a tesoura para ir tirando esse cabelo aos poucos ou de uma vez. O importante é que você não retroceda, não passe por novos processos químicos, porque esse tempo de transição pode aumentar consideravelmente se você não tiver esse tempo de pausa. 


O Momento Senac Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.



Confira a entrevista completa:


Ver todas as notícias
Voltar para o topo