Capa da notícia
Goiás

Aplicativo de alunos da Faculdade Senac é um dos melhores do País

O aplicativo BRBEER, que cataloga as Microcervejarias e as Cervejas Artesanais do Brasil foi eleito o melhor pela INFO Exame, uma das revistas de tecnologia mais conceituadas do País.

 

A paixão pela tecnologia e a aplicação de seus recursos uniu dois alunos da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás:  Lucas Moreira – atualmente no último módulo do curso de Segurança da Informação – e Edmar Paniago – já graduado e ainda o programador Renzo Ziegler, compartilhavam a ideia de trabalhar com aplicativos para celular. "O Renzo fez uma grande pesquisa sobre o mercado de microcervejarias do Brasil. Inicialmente ele queria desenvolver um webapp. Como o Renzo mora em São Paulo, nosso contato se deu basicamente via skype. Fomos lapidando a ideia até chegar ao projeto final. Hoje o Renzo é nosso gerente de projetos e também ajuda a captar clientes", disse Lucas.
 
Juntos eles resolveram explorar um mercado em crescimento: o de criação de aplicativos para smartphones. Com a intenção de tirar as ideias do papel, os amigos criaram a Mobdick Studio, que também reúne outros  projetos. O primeiro programa desenvolvido por eles foi o aplicativo BRBEER, que cataloga as Microcervejarias e as Cervejas Artesanais do Brasil. Segundo Lucas, ele foi feito para os apreciadores que buscam uma boa cerveja artesanal. A ideia deu tão certo que o aplicativo foi eleito por uma das mais respeitadas revistas de tecnologia do país, a INFO Exame, como um dos cinco melhores aplicativos sobre cervejas do Brasil.
 
O BRBEER é o primeiro aplicativo dedicado às Microcervejarias e Cervejas Artesanais do país e pretende ser um guia de “pontos turísticos cervejeiros”. O aplicativo disponibiliza informações como a história de cada cervejaria, apresenta a carta de cervejas produzidas, descrição das cervejas e dicas de harmonização para cada uma delas, com conteúdo fornecido pelos próprios produtores. O programa apresenta ainda um mapa e informações úteis, como contato e horários de funcionamento de cada uma delas. Atualmente o BRBEER está disponível gratuitamente para iPhone e iPad. A versão para a plataforma Android sairá no final deste mês.
 
A Mobdick Studio já está trabalhando em novos aplicativos para celulares e garante que os programas serão tão surpreendentes quanto o BRBEER. Para conseguir viabilizar esse e outros projetos, a empresa conta  com parceiros indispensáveis: os desenvolvedores Dyego Vieira e João Schreiner, além da designer Niame Loiola.  Niame também é ex-aluna da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás.  
 
Quando perguntado sobre a classificação da revista INFO Exame, Lucas Moreira afirmou que não esperava esse resultado. “Não entramos em contato com a revista para divulgar o aplicativo, então ficamos realmente surpresos”, disse Lucas. “Acreditamos que o sucesso do programa ocorreu em consequência da divulgação em blogs de cerveja, redes sociais e em uma outra revista”,  completou. 
 
Para Lucas, além da parceria com Dyego Vieira  no desenvolvimento e conclusão do projeto, o conhecimento adquirido na faculdade também auxiliou para que o aplicativo pudesse ser desenvolvido. Segundo ele, as disciplinas de Linguagem de Programação, Análise e Projeto de Sistemas, Modelagem de Dados e de Sistemas Operacionais, foram essenciais para a execução do projeto.  “Essas disciplinas foram importantes e bastante aplicadas no desenvolvimento desse aplicativo e dos novos também”, ele afirmou.
 
Outro fator de muita relevância apontado por ele foi o contato diário e o excelente relacionamento com os professores, além do conhecimento compartilhado por eles. Lucas Moreira declarou que o aplicativo foi apresentado aos professores da faculdade várias vezes ao longo do processo de criação, para pedir orientações e até mesmo para realizar testes. 
 
Lucas Moreira deu ainda algumas dicas para quem quer começar o próprio negócio. Ele afirmou que o reconhecimento de um bom trabalho vem acompanhado de críticas e dificuldades, que surgem de todos os lados. Mas é importante não desistir do sonho. Outra dica é encontrar pessoas que compartilhem do mesmo ideal e que possuam conhecimentos diferentes dos seus. “Isso ajuda bastante no desenvolvimento de projetos”, afirma. Por fim, ele diz: “Se você confia no que está fazendo, siga em frente porque não tem nada melhor que ver seu trabalho ganhando vida”.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h