Capa da notícia
Senac Cora Coralina | Publicada em: 18/06/2012

Falar em público? Eles tiram de letra, tom de voz e expressão corporal

As aulas do curso Como Falar em Público terminaram sexta-feira, dia 28 de dezembro, e os resultados não podiam ser melhores

 

Sabe aquele nó na garganta na hora de falar em público? A sensação de um calafrio indo e voltando pelo corpo? Pois então, a turma que encerrou, dia 28 de dezembro, o curso do Senac Cora Coralina Como Falar em Público não conhece mais esses sintomas. 
 
Com objetivo de propiciar o desenvolvimento das competências da comunicação, o curso tem a intenção de esclarecer dúvidas de pessoas como o Daniel Ferreira da Silva, mecânico especialista de máquinas pesadas na empresa Sotreq S/A e líder de jovens da igreja Luz para os Povos, que confessou que, antes de fazer o curso, sempre teve a preocupação em saber se “as pessoas que estavam me ouvindo entendiam de forma clara a minha ideia, e, às vezes, eu percebia que isso não estava acontecendo da forma que eu esperava”. 
 
Atualmente, nas mais diversas profissões, as pessoas precisam partilhar conhecimentos. Comprar, vender, liderar, palestrar... Para tudo isso há necessidade de saber se expressar com clareza. Mais do que essencial para o crescimento pessoal, se comunicar bem é uma das competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
 
No entanto, quem pensa que falar em público é apenas seguir uma lista das melhores palavras e expressões se engana. Omar Paulino, mestrando do programa de pós-graduação em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e aluno do curso, explica que, quando as aulas começaram, não sabia que havia mais do que oralidade para aprender em um curso de oratória. “Percebi que há muito mais do que comunicação oral quando se busca ser um bom orador. Tive uma introdução à linguagem corporal, recebi informações sobre como melhorar a voz e conheci o meu potencial como orador”, ele comenta.
 
A turma, segundo Maria Sumã Pedroso, professora do curso Como Falar em Público, é bem plural, ela tem desde prefeitos a farmacêuticos. Esse fato é extremamente positivo, já que você deve aprender a transmitir sua mensagem para pessoas que não falam a mesma linguagem profissional que você, por exemplo. 
 
Quando a questão é porque escolher o Senac como instituição de ensino, Omar Paulino garante que “dentre as instituições que oferecem o curso, o Senac tem tradição e conta com profissionais capacitados em oferecer esse curso”. 
 
Os nossos alunos terminam o curso, hoje, questionando seu nome: “Que Como Falar em Público o quê? A pergunta certa é: como não havíamos tentado falar em público antes?!”.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo