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Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Saiba como trabalhar bem com personalidades diferentes

Cada pessoa possui características e personalidade únicas. Lidar com essas diferenças no ambiente de trabalho pode ser um desafio. Confira dicas que podem ajudar você

 

Ser alguém agradável e simpático é um fator essencial para o sucesso no ambiente de trabalho, já que conflitos entre personalidades opostas ou divergentes podem ocorrer e afetar a produtividade e foco. Confira cinco dicas que podem ajudar você a lidar com tipos diferentes de personalidade no trabalho de maneira equilibrada e bem-sucedida.
 
1. Faça críticas de maneira sábia e equilibrada
 
Você pode achar que está completamente certo em suas opiniões e que elas são extremamente relevantes para as pessoas no trabalho, mas os seus colegas podem pensar diferente. Especialmente quando as críticas são negativas e delicadas, os indivíduos costumam assumir uma posição defensiva, muitas vezes impenetrável. Para evitar esse tipo de reação, é necessário fazer o que ficou conhecido como "técnica do sanduíche". Comece com um comentário positivo sobre a pessoa, continue com palavras abrasivas e assertivas, apontando a falha que deseja concertar, e finalize com outro comentário positivo. Exemplo: “O trabalho que você tem desenvolvido está realmente ótimo, mas seria ainda melhor se você conseguisse cumprir os prazos, para que nós consigamos manter a qualidade apresentada até agora”.
 
2. Pergunte como a pessoa trabalha
 
Cada um tem um ritmo e metodologia de trabalho particulares para cumprir seus objetivos. Uns, por exemplo, não trabalham bem com e-mails e preferem conversar pessoalmente ou por telefone. Da mesma maneira como você deseja que os outros respeitem suas preferências e personalidade, você também deve estar disposto a aceitar que as outras pessoas não trabalham como você.
 
3. Escolha suas batalhas
 
Cada conflito em que você se envolve no trabalho exige um custo, muitas vezes um sacrifício. Eles podem ocorrer com clientes, fornecedores, com seus colegas e também com seu chefe. Por conta de todas as implicações e particularidades de cada situação, você deve escolher em quais conflitos deseja se envolver e posicionar.
 
4. Saiba que vocês todos estão em um mesmo time
 
Mesmo que os departamentos sejam diferentes, a empresa é uma só, em busca dos mesmos objetivos. Entender isso, e lembrar-se especialmente em momentos de dificuldade, é algo essencial para que suas diferenças com outra pessoa não sejam transferidas para a esfera pessoal.
 
5. Respeite a especialidade de cada um
 
O objetivo principal de muitos profissionais é ser reconhecido e respeitado. O contrário disso é sempre encarado como desaforo e falta de educação. Entender que cada um tem qualidade e especialidades únicas, pelas quais devem ser reconhecidos e respeitados, é essencial para que a diversidade em seu ambiente de trabalho não seja algo ruim e improdutivo.
 
 
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