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Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Como transformar cartões de visita em networking

Entregá-los nas mãos da pessoa e manter dados atualizados são algumas dicas valiosas para ampliar sua rede de relacionamentos

 

Todo profissional que se preze tem um cartão de vistas. Ele serve para nos representar, representar a empresa para qual trabalhamos (própria ou não) e para mostrar nosso desejo de estabelecer e manter contato comercial. Por isso mesmo, hoje quero falar sobre como ele pode ser entregue e recebido de forma gentil e elegante. Vamos lá?!
 
Para começar, é preciso lembrar-se de levá-lo sempre com você. De preferência num porta cartões, onde possam ficar guardados de forma intacta - só vale levar na carteira se ela não for deformá-los, ok?! E se você é mulher, e gosta de trocar de bolsa, lembre-se de ter um porta cartões em cada bolsa, assim não passa pela chateação de dizer que não os tem com você. Aliás, se recebeu um cartão de alguém, retribuir é o mais gentil – se os esqueceu, certifique-se de procurar um papel para fornecer seus dados de contato (ou quem sabe ditá-los para que sejam registrados no celular ou agenda do outro). 
 
Quando entregar? A resposta em geral é no final do encontro, como uma forma de fechamento e de reforço de sua intenção em manter contato. Entregá-lo logo de cara, no início da conversa, pode deixar o outro com aquela sensação de que você está louco para panfletar seu cartão – exceto em reuniões ou em visitas externas, quando o cartão vem como forma de ajudar o outro a conhecê-lo e a lembrar-se de seu nome e área de atuação. Nos contatos com a imprensa, ele também pode ser entregue logo no início, para que o jornalista possa fazer anotações de seus dados e/ou já se acostumar com seu nome. Em restaurantes, o ideal é que seja ao final do encontro também, e nunca enquanto a refeição estiver servida, combinado?!
 
Como entregar e receber? Para reforçar a sua gentileza, entregue-o nas mãos de quem o receberá. Virado de frente para a pessoa, facilitando a leitura. Ao recebê-lo, devemos ler o que está escrito, e guarda-lo num lugar de honra: porta cartões, bolso da camisa ou do blazer, ou até na carteira. Isso reforça o seu cuidado com os dados que você está recebendo.  Nada de jogá-lo displicentemente na bolsa (parece que ele nunca mais será encontrado) ou colocá-lo no bolso de trás da calça (pronto para ser amassado a qualquer momento, pobrezinho).
 
É possível escrever algo nele? Sim, desde que seja um dado de contato ainda mais valioso que os que já estão no seu cartão, como um número de celular ou outro telefone ou e-mail de contato direto. Isso adiciona prestígio a essa troca de informações. Nada de riscar dados antigos, pois eles nem deveriam estar no seu cartão, que já deveria estar atualizado. E lembre-se: o máximo de interferência que você fará no seu cartão é a escrita destes dados, nem pense em dobrar a pontinha, é uma coisa muita antiquada e que nem faz mais sentido hoje.
 
Existe um tamanho ou formado ideal? Pra encerrar, se você está fazendo o seu cartão, vale reforçar que o tamanho padrão é sempre bem-vindo (algo entre 5,5cm x 10cm ou 5cm x 9,5cm). Tamanhos menores dão a impressão que você quis economizar, enquanto os maiores, quadrados ou redondos podem não caber em porta cartões nenhum – e você não quer isso, pois a chance de virarem lixo é alta. Nada de errado, porém, em fazê-los duplos ou em formato vertical.
 
Espero que você aproveite as dicas e que seus cartões lhe tragam bons negócios!
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