Capa da notícia
Premiação | Publicada em: 18/06/2012

Empresa Biocoleta recebe Prêmio Socioambiental Chico Mendes

Certificado pelo Procert, o empreendimento comercializa suporte coletor de óleo

 

A Biocoleta, empresa do ex-aluno de Gestão Ambiental da Faculdade Senac Goiás Cássio Bergamasco, foi convidada a receber o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2013 e aprovada para participar do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável (Procert). “A empresa, apesar de existir a mais tempo do que o período em que estive estudando no Senac, expandiu sua área de atuação graças aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, afirma Cássio. 
 
O Procert certifica vários setores da economia e reconhece seus produtos, serviços, casos de sucesso e sistema de gestão que promovem a sustentabilidade. Os participantes se inscrevem através de um formulário e são analisados através dos três principais pilares da sustentabilidade: sociedade, ambiente e economia. As instituições aprovadas pelo Procert são convidadas para a cerimônia de entrega do Prêmio Chico Mendes, evento que ocorre há seis anos em São Paulo.
 
O negócio de Cássio
 
A Biocoleta teve uma boa pontuação segundo o sistema de análise Procert, com 22,4 pontos no item Gestão de Negócios, 22,6 no item Social e 33,7 no item Ambiental, obtendo um total de 78,7 pontos. O empreendimento, localizado em Goiânia e criado em 2008, é especializado na comercialização do suporte coletor de óleo residual de fritura. Ele utiliza como matéria-prima o PET reciclado. O óleo é armazenado em garrafas PET usadas, que são acopladas dentro do Biocoletor. 
 
O produto evita desde entupimento de tubulações a até mesmo a eliminação da vegetação e microrganismos. Ele também possibilita a reciclagem de óleo, que pode ser 100% reaproveitado. “Hoje, atendemos o Brasil inteiro com uma tecnologia ambiental aparentemente simples. Mesmo com tal crescimento, é preciso avançar mais, quem sabe agregar outros serviços e produtos na área da sustentabilidade”, afirma Cássio Bergamasco, esperando mais do futuro.
 
Chico Mendes
Francisco Alves Mendes Filho, conhecido por Chico Mendes, é símbolo de resistência contra as degradações ambientais, causa que custou sua vida. Seringueiro da Amazônia, ele nasceu em 1944 e morreu em 1988.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo