Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Os 7 hábitos mais irritantes no ambiente de trabalho

Confira na galeria os comportamentos que mais desagradam os colegas e dicas para eliminá-los da sua rotina
No início deste mês o Institute of Leadership & Management (ILM), sediado na Inglaterra, divulgou uma pesquisa muito interessante sobre os hábitos que mais irritam os chefes no escritório. É bastante interessante perceber que são coisas simples e fáceis de contornar ou modificar, e que são pequenas, mas que com certeza, feitas repetidamente podem causar um problemão – o da convivência ruim.
 
Abaixo, selecionei alguns dos mais citados na pesquisa, e também os que mais aparecem durante discussões nos treinamento de etiqueta corporativa que ministro. São hábitos que irritam quem está por perto porque mostram o quanto individualistas podemos ser. Seguem também algumas dicas para atenuar a irritação causada por estes péssimos hábitos – apesar de a melhor alternativa ser eliminá-los da rotina de uma vez por todas.  
 
Atrasar-se para uma reunião (apontado por 65% dos chefes) 
Se o atraso for inevitável, um recado avisando sobre a demora (seja por SMS ou por e-mail) é válido. Ao chegar, entre sem alarde, ouça e participe, mas não peça para que temas sejam retomados porque você perdeu a discussão. No final, desculpe-se com quem convocou a reunião e somente se houver tempo retome brevemente os pontos necessários, diretamente com o anfitrião. 
 
Deixar seu prato – ou qualquer outro utensílio – sujo sobre a mesa de refeição (63%) 
Isso demonstra uma baita falta de empatia e respeito pelo espaço coletivo e por quem convive com você. Não só retire, como também limpe, mesmo que tenha uma equipe para isso. Cada um pode fazer a sua parte para manter o ambiente organizado. 
 
Fofoca sobre os colegas (60%) 
O fofoqueiro pode até achar que está entregando informações privilegiadas ao chefe e que com certeza ele será retribuído pelo "presente", mas a ideia é exatamente a oposta. O fofoqueiro só perde, é visto como alguém eternamente insatisfeito, frágil e que não respeita alianças. Aqui o ideal é se manter sempre discreto, a não ser que a sua carreira esteja em jogo por causa de uma atitude de outra pessoa.
 
Expor assuntos confidenciais da sua empresa (54%) 
Mais do que um mau hábito, este é um problema ético. Parar imediatamente e pensar mil vezes antes de comentar assuntos espinhosos ou sigilosos é imprescindível. Quando a gente fala demais, o outro tem certeza de que não é possível estabelecer um relacionamento de confiança com você. 
 
Enviar mensagens para todos do escritório (57%) 
A não ser que seja caso de vida ou morte ou um comunicado geral, evite, esqueça e nem pense! E lembre-se: se você recebeu uma mensagem com cópia para todos, responda para todos, evitando que mais uma bola de neve se crie. Otimizar a comunicação, este sim é um hábito saudável. 
Enviar e-mail para quem está sentado bem perto de você (56%) - 
 
Mais um caso de comunicação pouco produtiva. Você no mínimo duplicou o tempo de resolução de um problema e está entulhando a caixa de mensagens (muito provavelmente já bastante recheada) de seu colega. Dois passos ou um telefonema podem resolvem tudo!
 
Deixar seu celular tocar alto sobre sua mesa (42%) 
Abaixar o volume e levar seu aparelho sempre com você são dicas indispensáveis. Redobre atenção para o tipo de toque, outra reclamação que ouço muito em meus treinamentos - você e seu chefe estão numa reunião com um cliente e de repente um som de funk/pagode/sertanejo/rock interrompe a conversa. Escolha sons neutros ou deixe sempre no silencioso.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo