Capa da notícia
Estágio | Publicada em: 18/06/2012

Carreira - Como conseguir passar de estagiário a efetivado?

Veja 5 dicas para você, estagiário, conseguir ser efetivado na empresa onde trabalha e entrar oficialmente no mercado de trabalho
Muitas pessoas encaram o estágio apenas como uma fase passageira da vida, ou pior, em alguns casos, como “um mal necessário”. O que a maioria delas não vê é que o estágio, na verdade, pode ser uma porta de entrada no mercado de trabalho.
 
Grandes empresas costumam contratar estagiários a fim de, no futuro, estabelecer com aquele mesmo estudante um vínculo empregatício registrado – como se o estágio fosse uma espécie de “caça-talentos”. Porque obviamente compensa muito mais para o empregador ter um funcionário cujo perfil ele já conhece do que ter que recomeçar sua busca por uma nova pessoa.
 
Portanto, se você é estagiário, agarre-se a essas dicas que a Universia Brasil preparou pra você e conquiste a sua efetivação:
 
1 – Escolha bem o seu estágio
Escolha um local onde você sinta que terá afinidade com o que será trabalhado. Se você entrar numa empresa qualquer as chances de fazer um trabalho mediano e que não chame atenção serão muito maiores, e, portanto, dificilmente você será efetivado.
 
2 – Tenha uma boa relação com os funcionários 
Ter uma boa relação com quem você trabalha é fundamental. Seu chefe provavelmente não vai querer efetivar uma pessoa que tem um relacionamento ruim com todos os demais colegas, certo?
 
3 – Tenha iniciativa
Não espere ordens para tudo. Se você terminou o seu trabalho mais rápido do que esperava, por exemplo, pergunte como pode ajudar em alguma outra tarefa. Em outras palavras: mostre que quer trabalhar.
 
4 – Seja profissional
Não é porque você é estagiário que tem que se portar como um estudante. Entenda que você está num ambiente de trabalho e deve assumir compromissos, responsabilidades e horários.
 
5 – Seja prestativo
Se alguém precisar de alguma ajuda que você se sente capaz de dar, faça isso! Um bom ambiente de trabalho é feito com a colaboração de todos – e, acredite: sua pró-atividade com certeza gerará muitos pontos positivos a seu favor.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo