Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Avaliação - Seu plano de carreira é inteligente?

Técnica SMART: um jeito fácil e rápido de descobrir isso
Você decidiu que quer ser gerente da empresa em que trabalha  antes dos 30 anos ou que estará trabalhando em outro país até, no máximo, 35 anos. Planos são sempre bem-vindos, porque deixam você mais focado, com um objetivo a atingir. Mas, dependendo do caso, podem acabar deixando você ansioso, sem saber por onde começar.
 
Para isso, Bruna Dias, gerente da Cia de Talentos Carreira, costuma fazer uma recomendação em suas consultorias: usar a técnica SMART.  Antes de qualquer coisa, é importante escrever seu plano de carreira. Assim, ele vai parecer mais real, concreto. Depois, é só usar á técnica SMART. para avaliá-lo:
 
-  S de específico (specific) -  Seja direto e escreva algo do tipo: “em três anos, serei gerente da área de Logística da empresa em que trabalho. Para isso, terei que...”
 
-M de mensurável (measurable) - Dá para medir suas metas? Saber quando você está fazendo progressos?
 
- A de atingível (affordable) - O que você planejou é viável, é realmente possível de ser conseguido?
 
- R de relevante (relevant) - Seu plano de carreira leva em conta seus objetivos, o que você deseja para a sua vida profissional? O que você planejou tem significado para você ou está muito mais alinhado com o que as expectativas de outras pessoas (seus pais, por exemplo), da empresa em que você trabalha e do mercado? Se você estiver mais preocupado com o que os outros pensam, seu plano tem tudo para ser um insucesso no quesito deixar você feliz.
 
T de tempo determinado (time) - Além dos planos em si, você estabeleceu o tempo necessário para realizá-los? Isso é importante para manter você focado.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo